Como fazer um TCC de Administração? Veja as 5 etapas fundamentais
Aprenda neste artigo como fazer um TCC de Administração utilizando um roteiro simples! São apenas 5 etapas para fazer seu TCC.
O curso de Administração está entre os mais procurados pelos estudantes nas universidades do país.
Como a maioria dos cursos de graduação, para obter a formação o estudante precisa entregar o Trabalho de Conclusão de Curso.
Se você não sabe por onde começar o seu, aprenda neste artigo como fazer um TCC de Administração passo a passo.
Explicarei a seguir tudo que você precisa saber para elaborar um TCC de Administração, considerando a estrutura, e as etapas fundamentais para fazer esse trabalho e muito mais.
Como fazer um TCC de Administração em 5 etapas
A elaboração de um TCC é bastante complexa, pois exige o cuidado e a atenção com diversos pontos importantes desse trabalho.
Os estudantes precisam se preocupar com o planejamento, estrutura, normas, pesquisa, formatação e muito mais.
Por isso, é fundamental ter um roteiro que permita chegar ao resultado esperado com maior facilidade.
Pensando nisso, criei esse roteiro simples de como fazer um TCC de Administração que possui apenas 5 etapas. Confira quais são elas!
1. Defina o tema do TCC
O tema deve agradar primeiramente a você, pois é sua motivação que fará com que esse trabalho não seja cansativo demais.
Isso significa que o assunto escolhido deve despertar sua curiosidade, algo que propiciará pesquisas e descobertas sobre o tema.
Outro aspecto sobre o tema escolhido é que você deve avaliar a importância desse assunto para a sociedade e também para a sua área de atuação.
E não se esqueça de verificar se existe bastante conteúdo acessível sobre esse tema, tais como revistas, livros, artigos científicos, trabalhos acadêmicos, entre outros. Será extremamente necessário avaliar este ponto!
Para o curso de Administração, há infinitas opções de temas legais.
Veja a seguir algumas sugestões:
1. As mulheres no mercado de trabalho atual;
2. Principais dificuldades na governança corporativa;
3. Análise sobre o CRM (Gerência do Relacionamento com o Cliente);
4. Ética no trabalho e nas relações profissionais;
5. Como as organizações impactam o mundo com suas mudanças;
6. A tecnologia como aliada na tomada de decisão;
7. Estratégias empresariais baseadas nos sistemas de informação;
8. Principais cuidados da auditoria financeira;
9. Gestão de empresa familiar e seus principais desafios;
10. A relação entre motivação e a produtividade no ambiente de trabalho;
2. Identifique um problema de pesquisa
Você já tem o tema, agora é preciso identificar o problema de pesquisa que será alvo do seu estudo.
Basicamente, o problema de pesquisa é um assunto, uma discussão ou um ponto de vista dentro do tema que você já escolheu.
É aquele assunto que você terá como base para buscar uma solução, melhoria, revisão, ou algo do tipo.
A ideia é ter uma dificuldade, problema, improdutividade ou qualquer outra coisa que precise de aprimoramento para usar como discussão em seu TCC.
Por exemplo, vamos usar o tema “as mulheres no mercado de trabalho atual” para ilustrar esse tópico.
Dentro deste tema temos diversos problemas de pesquisa como, diferença salarial entre gêneros, menor ocupação em cargos de grande importância, discriminação das mulheres dentro dos ambientes corporativos, entre outros.
3. Detalhe os objetivos do seu trabalho
Existem dois grupos de objetivos em um trabalho acadêmico, sendo eles: geral e específico.
Como o nome já diz, objetivo geral é o foco principal do seu TCC, o que inclui o problema de pesquisa acompanhado de um verbo auxiliar.
Já os objetivos específicos detalham todo o processo até chegar ao objetivo geral, por isso, eles são compostos por várias etapas também descritas inicialmente com um verbo auxiliar como, diagnosticar, identificar, avaliar, estruturar, implementar, discutir, entender, e muitos outros.
Seguindo ainda o exemplo do tema sobre mulheres no mercado de trabalho, veja a seguir exemplos de objetivos!
Analisar a diferença salarial entre os gêneros no Brasil nos últimos 3 anos com o intuito de proporcionar dados sobre o cenário atual da representatividade feminina no mercado de trabalho.
Objetivos específicos:
- Revisar conteúdos e levantar dados sobre a diferença salarial entre os gêneros;
- Realizar estudo de caso através de entrevistas em empresas e com mulheres que atuam no mercado de trabalho;
- Questionar as principais causas dessa diferença salarial entre os gêneros;
- Buscar alternativas que possam solucionar esse problema;
- Propor discussões sobre o assunto para que políticas públicas e empresariais sejam implementadas em busca da igualdade salarial entre gêneros.
4. Prepare a justificativa
Como o próprio nome já diz, a justificativa é composta por um argumento sobre a relevância da pesquisa proposta em seu TCC.
Para fazer isso, você pode seguir a técnica que visa utilizar três perguntas simples, sendo elas:
- “Por que?”, aponte o motivo pelo qual seu trabalho existe.
- “O que?”, mostre o causador do problema.
- “Quem?”, informe quem irá se beneficiar com esse estudo, ou seja, o público-alvo do trabalho.
5. Os próximos passos são…
Até aqui você montou boa parte da estrutura do seu TCC de administração, agora os próximos passos são:
- Construir seu referencial teórico
- Definir a metodologia de pesquisa que será utilizada no decorrer do trabalho
- Fazer o desenvolvimento com base nos objetivos que você traçou, sempre visando resolver o problema de pesquisa
Quer ajuda para fazer isso?
Então clique aqui e receba orientação online e o acesso às ferramentas mais apropriadas para desenvolver TCC com facilidade.
Você não precisa fazer seu TCC sozinho, conte com a ajuda de quem já ajudou mais de 10 mil alunos a alcançar aquela tão sonhada aprovação.
Ebook Grátis!
Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários