Conheça as 5 competências e habilidades profissionais mais buscadas por recrutadores
Com o aumento da competitividade do mercado de trabalho, fortemente impulsionada pela transformação digital, criou-se um cenário altamente competitivo. Para se
Nunca se falou tanto sobre as tais competências e as habilidades profissionais buscadas pelos recrutadores como atualmente.
Com o aumento da competitividade do mercado de trabalho, fortemente impulsionada pela transformação digital, criou-se um cenário altamente competitivo. Por isso, independente da carreira escolhida, o conhecimento técnico, conhecido como hard skills, não é mais suficiente para atender às atuais exigências do mercado.
Para se destacar nesse cenário único e disruptivo, é fundamental que o profissional se dedique à atualização contínua através de cursos online, pós-graduação e palestras para desenvolver as famosas soft skills e manter o currículo competitivo.
Dessa forma, você estará preparado para lidar com os desafios e mudanças do mercado e será considerado um potencial candidato para as vagas que estão surgindo no mercado.
Afinal, qual é a diferença entre habilidades e competências profissionais?
Embora esses termos sejam comumente interpretados como similares, a verdade é que habilidade e competência são diferentes, mesmo que de forma sutil.
A competência pode ser definida por um conjunto de habilidades e conhecimentos interligados entre si, e que podem ser desenvolvidos e aprimorados com experiências profissionais e cursos.
Já a habilidade está relacionada às características pessoais que impactam diretamente na capacidade do profissional de lidar com as situações diárias. Embora a habilidade seja algo inato, ela pode ser aprimorada através de coaching e autoconhecimento.
1. Comunicação
A comunicação eficiente envolve tanto a capacidade de falar e se expressar de forma eficiente quanto ouvir o que as outras pessoas têm a dizer. Por isso, saber se comunicar da forma certa, é fundamental para qualquer profissional, dado às inúmeras vezes em que é necessário falar com clientes, colegas, gestores e fornecedores.
Por isso, a comunicação é uma das habilidades mais citadas por empresas e coach de desenvolvimento pessoal. Saber transmitir corretamente a sua mensagem é fundamental no mercado de trabalho.
2. Inteligência emocional
A inteligência emocional se refere à habilidade de identificar os próprios sentimentos e daqueles que estão ao seu redor, gerenciando as emoções de forma racional. Essa aptidão é fundamental para balancear as emoções em momentos que a pressão e o estresse podem afetar a sua produtividade.
Ao conseguir administrar suas emoções de forma racional, você conseguirá olhar a situação de forma prática e será mais fácil encontrar uma saída para o problema.
Por isso, essa habilidade é cada vez mais buscada pelas empresas, que procuram colaboradores que consigam lidar com a pressão de forma racional, mantendo a produtividade e a motivação diante de situações desafiadoras.
3. Organização e gestão do tempo
Com a rotina cada mais cheia de atividades e responsabilidades, a gestão de tempo é uma das competências que mais se destacaram nos últimos anos. Conseguir organizar a própria rotina, realizando as atividades dentro do prazo esperado é uma característica essencial para manter a produtividade.
Essa capacidade deve ser aperfeiçoada de forma constante, pensando que, com o passar do tempo, você estará cada vez mais envolvido em outros projetos e deve otimizar cada vez mais a sua agenda, para conseguir cumprir com os compromissos e tarefas.
4. Liderança
Engana-se quem acha que apenas os profissionais que almejam uma posição de gestão devem desenvolver a habilidade da liderança. É necessário desenvolver a visão de líder, para poder contribuir com melhorias, sugestões que gerem lucro ou redução de custos.
Isso significa entender tudo o que acontece, dentro e fora da empresa, especialmente no mercado em que atua.
O papel da liderança também envolve a responsabilidade de administrar situações e colaboradores, extraindo o melhor de cada um, motivando e inspirando a equipe para uma atuação de excelência.
5. Aprendizagem contínua
Cada vez mais as empresas vão valorizar os profissionais que tenham a aprendizagem contínua como característica pessoal. O profissional que possui essa característica, possui um perfil de aprendiz, sempre disposto a aprender algo mais. Dentro do mercado de trabalho, essa habilidade é fundamental para se adaptar rapidamente às transformações das empresas. Ou seja, o profissional que carrega em si a característica da aprendizagem contínua, consegue rapidamente entender e desenvolver os conhecimentos e habilidades buscadas pelas empresas.
Como desenvolver essas competências e habilidades?
Agora que você já sabe quais são as 5 competências e habilidades mais buscadas pelos recrutadores, chegou a hora de planejar o desenvolvimento e aprimoramento dessas importantes características.
Existem diversas formas de desenvolver essas habilidades, através de cursos, treinamentos e especializações. Na pós-graduação Anhanguera, você encontra diversos cursos de MBA e especialização que podem te ajudar a se manter atualizado e desenvolver as habilidades mais buscadas pelo mercado de trabalho. Invista no seu desenvolvimento técnico e comportamental de forma contínua e esteja preparado para lidar com os desafios e oportunidades do mercado de trabalho.
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