Resumo e Abstract: como fazer, dicas e formatação
O Resumo e o resumo em língua estrangeira (Abstract) são elementos obrigatórios do trabalho acadêmico. Aprenda nesse artigo como fazê-los e formatá-los.
O Resumo e Abstract são páginas pertencentes aos elementos pré-textuais do trabalho de conclusão de curso que devem existir obrigatoriamente.
Apesar de estarem inseridos antes da introdução, esses elementos devem ser elaborados apenas quando todo o trabalho estiver pronto. Isto porque seria difícil e inapropriado escrever um resumo sobre uma pesquisa que ainda está em andamento. 😉
Portanto se você ainda não completou o seu trabalho acadêmico, recomendo que volte mais tarde para ver como realizar o resumo e abstract e se preocupe em elaborar o TCC neste momento.
O que é o Resumo do TCC?
O RESUMO é um elemento obrigatório do trabalho acadêmico e deverá ser escrito no mesmo idioma do país onde o trabalho será apresentado. O tamanho deste elemento varia de acordo com o tipo de trabalho:
- Teses, dissertações, relatórios, relatórios de estágio, monografias, TCCs e outros: deverá ter entre 150 a 500 palavras.
- Artigos de periódicos: deverá ter entre 100 a 200 palavras.
Provavelmente você que está lendo este artigo está fazendo um TCC, portanto no seu caso o resumo terá que ter entre 150 a 500 palavras.
Este resumo deverá possuir as informações mais importantes de partes da introdução, desenvolvimento e conclusão da monografia. Ou seja, como o próprio nome diz, é um resumo do trabalho inteiro que deve possuir entre 150 a 500 palavras.
Como saber a quantidade de palavras sem contar uma por uma?
Selecione o texto e verifique no rodapé do Word. O número de palavras selecionado será o primeiro. O segundo número será o total de palavras do arquivo inteiro. Então cuidado para não confundir.
Outra forma é utilizar o site contador de caracteres. Coloque o texto do seu resumo nele e veja a quantidade de palavras.
Como fazer o Resumo e Abstract
A página do resumo deverá ficar após a página de agradecimentos (se houver) ou após a folha de aprovação. O texto deverá ser escrito utilizando o verbo na voz ativa, em terceira pessoa do singular.
Seu espaçamento deverá ser simples, com o texto justificado sem recuo e em bloco único.
Abaixo do texto deverão constar as palavras-chave do resumo. Elas deverão ser escritas com a primeira letra maiúscula e o restante minúsculas. As palavras-chaves devem ser separadas por um ponto (.). A formatação das palavras-chave será com o espaçamento de 1,5 entrelinhas e texto justificado.
Formatação do Resumo e Abstract
- Página: assim como todo o documento, deverá ter a margem superior e esquerda de 3 cm e a margem inferior e direita de 2 cm.
- Título: deverá ser centralizado, em caixa alta. Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
- Texto: deverá ser justificado e com espaçamento entre linhas simples. Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
- Palavras-chave: O termo “palavras-chave” deverá ser em negrito. Espaçamento entre linhas deverá ser de 1,5 linhas e a fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
- Espaços: pular uma linha entre o título e o texto. E entre o texto e as palavras-chave fazer a mesma coisa. Verifique se o espaçamento está em 1,5 entre linhas.
Abstract, Resumenm Resumé. O que é e como fazer?
Todos esses termos significam a mesma coisa em inglês, espanhol e francês, respectivamente. Você irá utilizar apenas um. Trata-se apenas de uma cópia do resumo que você fez anteriormente traduzido em outro idioma.
O idioma normalmente utilizado é o inglês. Se esse for o seu caso, o título da página será o Abstract e a formatação será idêntica a página do resumo.
Dicas para o Resumo e Abstract
No Resumo explique de uma forma geral o que é o seu projeto, do que ele se trata e insira algumas informações importantes com uma breve conclusão que incentive o leitor a querer ler o trabalho. O Resumo deve conter informações da introdução, desenvolvimento e conclusão do seu trabalho.
O Abstract ou Resumo em Língua Estrangeira, chame como preferir, é uma página quase idêntica ao Resumo anterior. Mas não cometa o erro de simplesmente jogar o texto no Google Tradutor, pois certamente ficará algo totalmente sem nexo. E você certamente será penalizado por isso ou contestado na banca.
O aconselhável nesse caso é enviar o seu resumo para que um tradutor profissional possa fazer o serviço de tradução perfeito. Nós aqui do blog indicamos o Tradutor Antônio Jorge, que já tem bastante experiência com tradução de trabalhos acadêmicos.
Ebook Grátis!
Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários