O que são os Elementos Textuais do TCC? Veja Dicas!
Os elementos textuais é a principal parte do seu trabalho de conclusão de curso. Veja dicas de como elaborar sua estrutura textual.
De acordo com as Normas ABNT, os elementos textuais do TCC são a introdução, o desenvolvimento e a conclusão do projeto. Essa é a estrutura de um trabalho de conclusão de curso na sua forma mais básica, porém à medida que você for elaborando a pesquisa, novos capítulos irão surgindo.
Veja a seguir como estruturar os seus elementos textuais para desenvolver um excelente trabalho.
Elementos Textuais
Como o próprio nome sugere, nos elementos textuais será inserido todo o conteúdo do seu trabalho de conclusão de curso. É principal parte do seu projeto e também a mais extensa.
Apesar de resumidamente ser a introdução, o desenvolvimento e a conclusão do seu TCC, não será esta a estrutura que você utilizará. Talvez na introdução e na conclusão não seja necessário, mas o termo desenvolvimento será substituído por outros capítulos, que serão definidos por você.
Introdução
A introdução é muito importante, pois dentro dela existirão diversos elementos-chave que ditarão todo o rumo da sua pesquisa. Sem uma introdução decente, o leitor não conseguirá compreender do que se trata o seu trabalho, portanto invista bastante capricho nesta etapa.
Dentro da introdução, você deverá abordar de alguma forma:
- Contextualização do tema: essa é a “introdução da introdução”, nela você precisará explicar o qual é o seu tema e contextualizá-lo.
- Descrição do Problema: revelar qual será o seu problema de pesquisa.
- Objetivos Geral e Específicos: revelar como você resolverá o problema de pesquisa e através de quais etapas.
- Justificativa: explicar a importância, a real necessidade da sua pesquisa existir.
Esses elementos acima são obrigatórios. O leitor ao analisar sua introdução, deverá ter identificado eles.
Há ainda outros elementos que não são necessariamente obrigatórios na introdução, mas normalmente são utilizados:
- Metodologia utilizada: descrição dos métodos utilizados para a obtenção das informações necessárias para resolver o problema de pesquisa.
- Divisão do trabalho: descrever de que forma o trabalho está dividido.
Desses dois itens, a metodologia em alguns casos é descrita no desenvolvimento do trabalho. Normalmente em casos que a pesquisa é extensa, utiliza-se um capítulo específico para descrever as metodologias que foram utilizadas.
~~ Artigo Recomendado: Como fazer uma INTRODUÇÃO que encanta a banca!
Desenvolvimento
Esta é a parte mais complexa do seu trabalho de conclusão de curso. Não existe uma regra que defina quais serão os capítulos do seu desenvolvimento, no entanto há uma certeza… NÃO EXISTIRÁ UM CAPÍTULO COM O TÍTULO “DESENVOLVIMENTO”.
Sendo assim, dependerá muito da abordagem da sua pesquisa e dos objetivos geral e específicos.
É muito comum encontrarmos desenvolvimentos que possuam três partes:
- Fundamentação teórica: serão todos os autores, obras, artigos, pesquisas anteriores, dados históricos, entre outros, que irão servir de embasamento para o seu projeto.
- Metodologia ou obtenção dos resultados: é a parte mais prática do TCC, onde você colocará a mão na massa para obter os resultados necessários para solucionar a sua problemática.
- Análise dos resultados: com os resultados obtidos, você irá resolver a questão chave por trás da ideia do seu TCC.
Perceba que dentro do desenvolvimento, também existe um começo, meio e fim. Tudo no seu TCC deverá ser assim, inclusive os capítulos que irão compor o desenvolvimento do projeto.
Conseguindo entender essa essência, você terá uma maior facilidade em elaborar o TCC.
Conclusão
Na conclusão do TCC faça uma explicação geral sobre as análises e contribuições da sua pesquisa, em seguida apresente os resultados e faça uma conclusão sobre eles.
É recomendável que você também descreva quais foram as limitações da sua pesquisa. Provavelmente em algum ponto você percebeu que poderia ter explorado mais ou que o seu projeto ficou devendo algo. Reconhecer as limitações é uma virtude positiva, no entanto tome o cuidado para não desmerecer o seu trabalho.
Caso você decida descrever as limitações do projeto, complemente dando sugestões de como seria possível eliminar essas limitações em algum projeto futuro ou como outro pesquisador poderia fazer diferente para obter resultados melhores.
Para finalizar, faça uma conclusão sobre o projeto inteiro.
Esta forma de concluir um TCC descrita acima é um dos modelos mais utilizados e bem visto pelos avaliadores. Perceba que dentro da conclusão também existe um começo, meio e fim. Tudo precisa estar em harmonia.
Algumas instituições trocam o nome do capitulo para CONSIDERAÇÕES FINAIS, não está errado, porém as Normas ABNT definem que o termo oficial é CONCLUSÃO.
Formatação ABNT – Elementos Textuais
Veja agora algumas recomendações de artigos para realizar a formatação de toda a sua estrutura dos elementos textuais de acordo com as Normas ABNT:
Recapitulando
Os elementos textuais do TCC são compostos por três estruturas básicas, a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Destes, apenas o desenvolvimento será transformado em outros capítulos.
Capítulos estes que serão definidos conforme as necessidades da sua pesquisa e dos objetivos geral e específicos propostos.
Na introdução você deverá contextualizar o tema, descrever seu problema de pesquisa, informar com clareza os objetivos geral e específicos do TCC e a justificativa.
Já o desenvolvimento é bem mais flexível, no entanto um modelo comum é realizar a fundamentação teórica, revelar a metodologia e obtenção dos resultados necessários e terminar com a análise dos resultados.
Na conclusão, é interessante explicar de forma geral as análises realizadas, apresentando também os principais resultados obtidos e o seu veredicto final. Também é recomendável apontar as limitações da pesquisa e indicar formas de eliminá-las em pesquisas futuras.
Ebook Grátis!
Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários