fbpx
Download Gratuito!

Download Gratuito!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Como fazer uma JUSTIFICATIVA de TCC em 3 Etapas?

Como fazer uma JUSTIFICATIVA de TCC em 3 Etapas?

Se você leu o artigo “como fazer uma introdução de TCC perfeita“, percebeu que existe uma parte que é descrita como Justificativa do TCC. Em alguns casos, ela pode ser até mesmo separada em um subcapítulo. Mas afinal, para que serve a justificativa? E como desenvolver uma?

Não querendo lhe assustar, mas a justificativa do TCC, apesar de ser bem simples de elaborar, possui o poder de causar uma reprovação se não for feita corretamente. Aliás, é um dos itens que mais reprovam, pois se a sua explicação não condiz com o restante do trabalho, o TCC inteiro acaba se tornando inválido.

Uma Justificativa ruim é como se você comprasse um ventilador e ao chegar em casa descobrisse que ele não faz vento.

Na justificativa, o pesquisador deverá ser capaz de descrever com clareza a importância do seu projeto e revelar as suas consequências. Porque este trabalho deve existir? Qual é o MOTIVO dele estar sendo feito? Qual é a importância acadêmica, científica.. Qual será o legado que este trabalho irá trazer para a sociedade?

Cada trabalho de conclusão de curso possui um propósito diferente, são voltados à públicos diferentes e você deve conseguir desenvolver uma explicação que justifique a sua necessidade para esse público.

Para conseguir isso de uma maneira mais fácil, você deverá ter revelado o problema de pesquisa e os objetivos geral e específicos. Pois na justificativa do TCC deve-se mostrar como a pesquisa será importante para solucionar o problema através dos objetivos propostos.

Partindo do princípio de que você já escreveu o problema de pesquisa e os objetivos geral e específicos do seu TCC, veja desenvolver a sua justificativa.

Monografis oferta87 - Como fazer uma JUSTIFICATIVA de TCC em 3 Etapas?

Justificativa TCC – Como Elaborar uma em 3 Etapas

Não existe uma regra específica para montar a justificativa, mas alguns truques podem ser utilizados para tornar essa tarefa mais fácil.

A que nós vamos utilizar abaixo são três perguntas que você deverá responder para formular a justificativa do seu trabalho.

  • Por que?
  • O que?
  • Quem?

A junção das respostas para essas três perguntas acima serão a justificativa do TCC.

No final, será disponibilizado um infográfico com exemplos para você baixar gratuitamente.

Para exemplificar as três etapas, será utilizado o mesmo exemplo dado no artigo de instruções para desenvolver a introdução de TCC que encanta.

Trecho 01: Por que o seu trabalho deve existir?

Qual é a motivação por trás do desenvolvimento deste TCC? Por que o problema existe? Qual é o fato causador deste problema?

É isso que você irá explicar neste primeiro trecho.

Vejamos um exemplo:

Por que o projeto é importante? Qual a motivação por trás desta pesquisa? Descreva isso na primeira parte da justificativa do TCC
Justificativa TCC — Parte I: Aumento do tráfego repentino na cidade está superlotando as churrascarias da região.

Trecho 02: O que está causando o problema?

Provavelmente você já descreveu a causa lá na descrição do problema, agora faça apenas um reforço. Também é possível dizer nesta etapa o que será estudado, o que o seu projeto irá atacar.

O que está causando o problema de pesquisa? O que será estudado? Descreva isso na segunda etapa da Justificativa do TCC
Justificativa TCC — Parte II: O gargalo está falta de preparo, que causa problemas no atendimento aos clientes.

Trecho 03: Quem é o público-alvo do projeto?

Todo trabalho possui um público ou alguma coisa como alvo, sendo assim revele de alguma maneira quem será o beneficiado com as consequências do seu TCC.

É um grupo de pessoas? Uma empresa? Será uma cidade? Um bairro? Pessoas com alguma particularidade em comum? Será uma pessoa só? Será um complemento de algum estudo?

As possibilidades são muitas…

Vamos à continuação do exemplo:

Quem será ou serão os beneficiados com as consequências do TCC, o público-alvo? Descreva isso na terceira etapa da justificativa do TCC
Justificativa TCC — Parte III: Visitantes da cidade e moradores locais serão os maiores beneficiados com a instalação de uma nova Churrascaria na região.

Infográfico – Justificativa de TCC

Clique aqui para fazer o Download

Download gratuito do infográfico que ensina como fazer a justificativa de TCC com exemplos

Dicas para a justificativa do seu TCC

Veja algumas dicas para conseguir formular uma justificativa que irá conseguir convencer a banca avaliadora:

  • Vá direto ao ponto: a justificativa do TCC é um trecho enxuto, porém com informações valiosas. Não enrole nesta etapa do seu projeto. O conteúdo precisa ser curto, direto e ao mesmo tempo não deixar o leitor em dúvidas.
  • Evite citações: em alguns trabalhos é realmente muito necessário fazer uma citação na justificativa, mas a recomendação é de que você evite nesta etapa. A explicação deve vir do próprio autor do trabalho, você pode argumentar com registros históricos, dados estatísticos, relatos, mas tente inseri-los como notas de rodapé para não tornar o texto embaraçado.
  • Valorize o seu trabalho: se existe uma parte do TCC em que você deve dar aquela valorizada, essa parte é a justificativa. É nela que você deve convencer o leitor de que este projeto é importante e merece a sua atenção. Faça o leitor pensar que o mundo é incompleto sem a sua pesquisa.
  • Não revele hipóteses: alguns acadêmicos fazem uma justificativa tão completa que acabam revelando a conclusão do TCC sem querer. Isto é um grande erro, a justificativa deve estimular a curiosidade do leitor em saber como será o desfecho disso tudo. Se você revelar a conclusão, é como fazer spoiler de uma série ou filme. As vezes essa revelação prematura pode frustrar o leitor, fazendo-o perder o interesse no desenvolvimento do projeto.

Como avaliar se a justificativa está boa?

Muitos acadêmicos conseguem desenvolver a justificativa de TCC com facilidade, mas aí surge outra dúvida. Será que ela está boa o suficiente ou não?

Veja algumas dicas de como você pode avaliar se ela está no caminho certo e resolver este dilema:

Imagine que você precisa vender essa pesquisa

A justificativa pode também ser considerada o marketing do seu projeto.

Avalie então se ela possui persuasão suficiente para convencer os outros de que é importante.

Faça de conta que uma empresa que compra pesquisas está selecionando projetos para investir e o seu é um dos 3 que serão avaliados. O prêmio é alto e pode mudar a sua vida, o que você faria para convencê-los de que o seu projeto é o mais importante?

Peça para outras pessoas lerem a sua justificativa

Pedir para a opinião de terceiros é muito válido. Peça para esta pessoa ler toda a introdução do TCC e depois pergunte se ficou claro a importância da existência deste projeto.

Se você mostrar apenas a justificativa talvez a avaliação dela não seja tão boa, o ideal é que se tenha conhecimento do problema da pesquisa, juntamente com os objetivos geral e específicos, ou seja, a forma que você irá encontrar a solução para este problema.

O seu professor orientador pode ser esta pessoa.

Veja modelos de justificativa TCC prontos

Esta dica ficou por último pois pode ser perigosa, por isso não é tão recomendada.

A sugestão é olhar um TCC pronto que já foi aprovado e analisar a justificativa deste projeto. Tente perceber como o autor conseguiu responder as três perguntas reveladas acima e como ele conseguiu convencer os outros de que aquele projeto é importante.

Tome apenas o cuidado de não achar que a sua justificativa está errada. É só para ter uma noção. Como dito anteriormente, não existe a fórmula mágica para desenvolver a justificativa de TCC.

Sendo assim a justificativa de um projeto A pode ser muito diferente de um projeto B e ambas estarem perfeitas.

Conclusão

A justificativa é uma pequena e importante parte do TCC. Nela você deverá ser capaz de estimular o leitor a ver o seu trabalho. É nessa parte que se “vende o peixe”, descrevendo a real importância do projeto existir e quem serão os beneficiados com as consequências por ele criadas.

Apesar de ser simples, essa parte pode causar a reprovação ou uma bela contestação na banca. A justificativa precisa estar em completa harmonia com o desenvolvimento do trabalho, caso contrário será uma espécie de “propaganda enganosa”, tornando o trabalho invalido. Afinal, foi dito que seria feita uma coisa, mas no decorrer do trabalho foi realizada outra.

Normalmente a justificativa é um trecho da introdução. Para desenvolve-la com mais facilidade e eficiência recomenda-se que a descrição do problema e os objetivos geral e específicos já estejam prontos.

Não existe uma fórmula mágica para fazer uma justificativa de TCC, no entanto pode-se utilizar a técnica do POR QUE + O QUE + QUEM, conseguindo descrever com clareza e sem enrolação esses três itens, a sua justificativa terá grandes chances de estar no caminho correto.

Extra: A DICA DE OURO

Com o Software Monografis você será capaz de formular a sua justificativa de TCC apenas preenchendo e selecionando alguns conectores.

Conheça agora mesmo a ferramenta do futuro que está revolucionando a forma de escrever TCC no Brasil, clique aqui para saber mais.

Imagem mostra como é possível fazer a justificativa de TCC pelo Monografis de forma automatizada

Ficou com dúvidas? Escreva a justificativa do seu TCC nos comentários abaixo e iremos avaliar 👍

Ebook Grátis!

Ebook Grátis!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Professor Bruno H. Nindenberg
Professor Bruno H. Nindenberg

Minha missão é te mostrar o caminho para que você consiga desenvolver um TCC do começo ao fim sem travar em nenhuma etapa.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *