fbpx
Download Gratuito!

Download Gratuito!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Como fazer uma INTRODUÇÃO que encanta a banca!

Como fazer uma INTRODUÇÃO que encanta a banca!

Elaborar uma Introdução de TCC gostosa de ler é um passo fundamental para o estudante que deseja receber elogios da banca ou simplesmente ter o prazer e o orgulho de dizer: “eu escrevi isso aqui”.

Existem diversos métodos para se chegar em uma introdução ideal. Neste artigo iremos aprender um modelo em blocos que funciona para quase todos os tipos de trabalho de conclusão de curso.


FIQUE DE OLHO!

Durante a explicação, há alguns infográficos e materiais de apoio para você baixar 🙂


A nossa introdução será dividida em uma estrutura de 6 blocos e nós vamos aprender a montá-la para que fique com um conteúdo agradável de ler.

Esse é apenas um modelo básico, mas que se adapta em quase todos os tipos de TCC. Para acessar dezenas de modelos como esse, clique aqui.

Como fazer uma introdução de TCC perfeita?

A introdução será o primeiro contato com conteúdo que o avaliador do TCC ou qualquer leitor terá ao começar a ler o seu trabalho. A introdução perfeita será aquela que conseguir informar com clareza:

  • Qual é o assunto do trabalho;
  • Qual é o problema de pesquisa que será abordado;
  • Os objetivos geral e específicos para chegar a uma possível resolução do problema;
  • A importância desse projeto existir (Justificativa);
  • Os métodos utilizados no decorrer do trabalho; e
  • A estrutura do TCC.

Tudo isso precisa ser escrito em uma linguagem atraente, que desperte a curiosidade e o interesse em continuar a leitura do TCC. E de preferência nessa mesma ordem citada.

Dica de ouro

A dica para conseguir desenvolver essa linguagem atraente é concluir a introdução apenas depois do TCC pronto. Isso porque você verá a seguir que para fazer alguns desses blocos com perfeição será preciso já estar com o restante do TCC concluído.

Porém não há problema em criar um esboço e depois alterar.

Veja agora o que escrever em cada um dos 6 blocos na introdução do seu TCC. Serão dadas as instruções com exemplos. E não deixe de baixar os infográficos recomendados.

BLOCO 01: Contextualização do tema

A contextualização do tema é a primeira etapa da introdução do TCC
Imagem: Freepik

Capriche bastante nesse bloco. São poucas linhas para causar uma boa primeira impressão.

Imagine que você precise explicar o que é o seu tema para uma pessoa completamente leiga sobre o assunto. A pergunta inicial que precisa ser respondida aqui é: o que é isto? Do que se trata este trabalho?

Ou seja, inicialmente deve-se conceituar o tema. Em seguida faça uma contextualização de tudo que será tratado no seu TCC. Sempre deixando no ar uma curiosidade, algo que fixe a atenção do leitor.

Para finalizar o primeiro bloco, faça uma descrição geral sobre o tema do TCC.

Recapitulando

Criamos um bloco de conteúdo com no mínimo três parágrafos:

  • 1º: Explicar o que é o tema
  • 2º: Contextualizar
  • 3º Descrever o tema

Ao ler este primeiro bloco, o leitor precisará ter entendido qual é o tema do trabalho e o que ele irá abordar.

O ideal é escrever utilizando as suas próprias palavras apenas.  Mostre que você domina o assunto. Use citações nessa parte apenas se o seu orientador exigir ou se for extremamente necessário.

Exemplo

Antes de abrir uma empresa, o administrador precisa saber qual será o seu negócio, como ele irá funcionar e por que acha que dará certo. O planejamento é o primeiro passo para o sucesso de um empreendimento. Erros cometidos nesta etapa fazem o risco desse novo negócio não dar certo aumentar.

É importante que o planejamento não seja focado apenas no produto, mas também no cliente. Hoje em dia os clientes estão cada vez mais exigentes, por isso é necessário correr atrás deles e oferecer sempre eles necessitam e o que há de melhor.

Conseguindo satisfazer os clientes, pode-se alcançar com mais facilidade os objetivos da empresa.

Este trabalho tem como proposta montar um plano de negócios para a abertura de uma churrascaria na cidade de Guarapurão. Será feita a análise dos fatores necessários para a abertura do empreendimento no setor alimentício, desde a análise de mercado, análise de consumidores, fornecedores, concorrentes e análise financeira, tento como base tudo aquilo que foi aprendido durante o curso de administração.

Explicação

No exemplo acima, nota-se que o TCC em questão é sobre um plano de negócios para a abertura de uma churrascaria. Antes de especificar isso, foi criada uma contextualização. Mostrando a importância da existência de um plano de negócios na abertura de uma empresa.

BLOCO 02: Descrição do problema

A descrição do problema do TCC é uma das etapas mais importantes do projeto inteiro e merece atenção redobrada
Imagem: D3images

Aqui você deve revelar o problema de pesquisa. Mas não faça isso de uma maneira direta. É preciso dar uma breve introdução para que o leitor possa entender como esse problema está acontecendo ou o que é esse problema de fato. Continue imaginando que o leitor é um completo leigo sobre o assunto. Ou seja, ele ainda está “completamente por fora” nesse momento.

Você deve dar uma “enrolada” até soltar o problema de fato. Mas cuidado para não exagerar, se não a leitura fica chata.

Exemplo

Por ser uma cidade que interliga diversas regiões e cidades turísticas, Guarapurão possui muito tráfego de pessoas diariamente. Porém os restaurantes e churrascarias existentes na região não dão conta da demanda atual e para piorar o quadro, algumas não oferecem um atendimento de qualidade.

Por conta dessa alta demanda, as churrascarias já estabelecidas não dão valor ao consumidor. Clientes ficam sem receber carne ou recebem apenas carnes ruins. Garçons mal treinados não esperam o cliente decidir se vai querer a carne ou não. E preços incompatíveis com o serviço prestado são apenas alguns exemplos do que acontece nas churrascarias de Guarapurão.

Com base nesse contexto, será estudada a abertura de uma nova churrascaria. Que ao contrário das demais, proporcione a satisfação que os visitantes e moradores de Guarapurão merecem.

Explicação

Nota-se que o problema de pesquisa é o mal atendimento das churrascarias já existentes por conta da alta demanda de clientes. E dentro desse contexto foi encontrada uma oportunidade de negócio.

BLOCO 03: Objetivos geral e específicos

Todo trabalho acadêmico necessita de objetivos geral e específicos
Imagem: Rawpixel.com

A sugestão é de que para este bloco seja criada uma seção secundária, com o título OBJETIVOS.

Em um parágrafo, informe o objetivo geral do TCC. Ele precisa ser claro e direto ao ponto. Nada de enrolação aqui.

Inicie o outro parágrafo informando os objetivos específicos. É recomendável que estes sejam citados em alíneas.

Assim a leitura fica mais agradável.

VÍDEO: Como fazer os objetivos geral e específicos do seu TCC

ARTIGO: Como definir os objetivos geral e específicos

Exemplo

Propõem-se como objetivo geral: estruturar um plano de negócio para a abertura de um empreendimento no setor de churrascaria, visando oferecer produtos e um atendimento diferenciados.
A pesquisa terá como objetivos específicos:

  1. Analisar o macroambiente para determinar as oportunidade e ameaças deste segmento e possíveis tendências; 
  2. Definir as melhores estratégias e decisões de marketing para a atração do público-alvo e comercialização dos produtos;
  3. Identificar os processos produtivos, recursos necessários e sua capacidade e dos sistemas de logística e qualidade do negócio;
  4. Avaliar a necessidade de recursos humanos, analisando a viabilidade de treinamentos, especialização de mão de obra; e
  5. Avaliar a viabilidade financeira para a implementação do empreendimento.

Explicação

De uma forma bem direta, é reforçado que o TCC será um plano de negócios para a abertura de uma churrascaria (objetivo geral). E através dos objetivos específicos é revelado como se pretende alcançar esse objetivo geral.

BLOCO 04: Justificativa do TCC

A justificativa do TCC é importante para informar ao leitor da real necessidade da sua pesquisa.

Neste bloco é preciso descrever a importância do seu trabalho. Por que esse tema precisa ser estudado? 

Não vale dizer que é para ganhar o diploma 🙂

Antes de responder à pergunta, contextualize essa justificativa. Dependendo do tema, utilizar fontes estatísticas, registros históricos ou notícias para realçar a importância do seu trabalho pode ser uma grande sacada nessa etapa da introdução.

Instruções detalhadas sobre como fazer a Justificativa de TCC <<

Exemplo

Em dezembro de 2017, com as mudanças realizadas na rodovia BR-294, o tráfego que já era intenso na região de Guarapirão se tornou ainda maior. Com isso, as Churrascarias presentes na região não estão mais conseguindo lidar com essa quantidade imensa de clientes.

Esses estabelecimentos optaram por não ampliar suas instalações e realizar um treinamento mais adequado dos funcionários. Por conta disso, as avaliações destes lugares que antes eram positivas, agora são extremamente negativas. Clientes cada vez mais insatisfeitos.

Por ser um local isolado e o último ponto de parada antes das cidades vizinhas, Guarapurão se torna uma escolha obrigatória por quem está passando na cidade durante o horário do almoço. Não há outros lugares para almoçar num raio de 30 KM.

Esse cenário permite o relaxamento por parte dessas Churrascarias e Restaurantes. Através deste plano de negócio em questão, será avaliada a possibilidade de instalar uma nova Churrascaria na região. Com um amplo refeitório, funcionários altamente qualificados e alimentos de qualidade, o cliente se sentirá satisfeito e não terá mais uma péssima lembrança sobre Guarapurão.

Explicação

A justificativa deste TCC mostrou que os clientes estão sendo mal atendidos e que não há outra cidade por perto com outras churrascarias ou restaurantes. Ou eles almoçam na região, ou passam fome. Sendo assim, existe a necessidade da criação de uma nova Churrascaria, que valorize esses clientes ao invés de mal tratá-los.

BLOCO 05: Metodologia utilizada

Inserir a metodologia utilizada no TCC é a quinta etapa da introdução
Imagem: Rawpixel.com

Que métodos você utilizará para obter os dados necessários e resolver o problema de pesquisa? É nessa parte que isso deve ser informado.

Será uma pesquisa bibliográfica? Uma pesquisa em campo? Levantamento de opinião? Levantamento sobre um fato após o acontecimento? Experimento? Estudo de caso? Pesquisa exploratória? Seja lá o que for, deixe isso claro no bloco 5 da sua introdução.

Também é importante especificar como essa metodologia será aplicada. Como através dessa metodologia você obterá as informações de que precisa para resolver o problema da pesquisa?

Através de pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa, formulários, entrevistas, principais autores que serão utilizados, etc..

Exemplo

Para o estudo deste trabalho, foi utilizada principalmente a pesquisa em campo. Foram realizadas pesquisas exploratórias quantitativas e qualitativas com potenciais clientes, entrevistas e visitas com potenciais concorrentes.

Também foi utilizada a pesquisa bibliográfica para conceituar cada um dos elementos da estrutura do projeto em questão.

BLOCO 06: Divisão de trabalho

A estrutura do TCC deverá informar na introdução como o trabalho está dividido em capítulos.
Imagem: Rawpixel.com

Neste último bloco de conteúdo da introdução do seu TCC, será explicado como o trabalho está dividido.

Basicamente é falar em quantos capítulos o TCC está dividido e escrever de uma forma resumida o que será abordado em cada um deles.

A introdução e a conclusão do TCC também são capítulos, portanto precisa ser descrito nesse bloco.

Utilize entre 2 a 5 linhas para descrever cada capítulo.

Exemplo

O trabalho em questão está dividido em seis capítulos, sendo o primeiro capítulo a introdução de todo o contexto do trabalho e os seus objetivos.

O segundo capítulo apresenta o plano de negócio a ser criado, contendo toda a pesquisa de mercado que foi feita, o tamanho do mercado a ser explorado, a missão, visão e valores, e toda a parte de marketing.

O terceiro capítulo engloba as operações necessárias para o funcionamento do negócio, apresentando detalhadamente cada produto e como ele é produzido, as máquinas que serão necessárias, o layout e a mão-de-obra, etc. São apresentados os fornecedores de matéria-prima, como será feito a estocagem e os custos envolvendo a área de produção.

O quarto capítulo envolve toda a área de gestão de pessoas, mostrando o organograma da empresa, o número de funcionários, as terceirizações, etc. Será apresentado a descrição dos cargos e os requisitos necessários, bem como a política de treinamento e avaliação de desempenho.

Já o quinto capítulo se trata da análise financeira do negócio, reunindo as informações de todas as áreas para saber se o plano de negócio é viável ou não através de indicadores de retorno e risco, além de fazer todas as projeções financeiras possíveis para auxiliar na tomada de decisão.

E finalmente chega-se no sexto capítulo, que são as considerações finais, fazendo uma breve análise de tudo que foi feito, tirando as conclusões cabíveis e refletindo sobre as limitações do projeto. O sexto capítulo é seguido pelas referências utilizadas, os apêndices e anexos do projeto.

Resumindo..

No primeiro bloco de conteúdo escreva pelo menos três parágrafos, sendo que o primeiro deve explicar o que é o tema, o segundo precisa fazer a contextualização com tudo que será abordado no TCC e o terceiro tem que descrever o tema de uma forma geral.

No segundo bloco, é revelado o problema da pesquisa. Depois de uma breve introdução sobre como o problema está acontecendo ou o que é o problema.

O terceiro bloco são os objetivos geral e específicos do trabalho. Devem ser informados de forma clara, de modo que não gere dúvidas ao leitor.

A justificativa do TCC é inserida no quarto bloco, nele você precisa explicar o porque deste tema merecer ser estudado. Citar fontes relevantes é interessante para elevar a importância do tema.

No quinto bloco, são revelados os métodos utilizados para transformar o problema em uma possível solução.

E o sexto e último bloco consiste na divisão do trabalho. Informar como o trabalho está dividido em capítulos e o que será abordado em cada um deles.

Agora você já sabe a receita, é só colocar os ingredientes (conteúdo). Se quiser ter acesso a muitos outros modelos em blocos, para todas as partes do TCC, clique aqui.

Veja ainda como aumentar a qualidade da sua escrita através da técnica TSAC, clique aqui para ler.

Ebook Grátis!

Ebook Grátis!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Professor Bruno H. Nindenberg
Professor Bruno H. Nindenberg

Minha missão é te mostrar o caminho para que você consiga desenvolver um TCC do começo ao fim sem travar em nenhuma etapa.

1 Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *