fbpx
Download Gratuito!

Download Gratuito!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Modelo de Folha de Rosto ABNT – Como Fazer a Contra-capa do TCC 👈

Modelo de Folha de Rosto ABNT – Como Fazer a Contra-capa do TCC 👈

A folha de rosto é um elemento pré-textual obrigatório em trabalho de conclusão de curso. As Normas ABNT 14724 definem que ela deve ser apresentada exatamente após a capa do trabalho, por este motivo, também utiliza-se o nome de “contra-capa” para este elemento.

Veja neste artigo, as instruções de como fazer um modelo de folha de rosto ABNT passo a passo, as regras que devem ser seguidas e informações que você deve saber. Ao final, serão disponibilizados alguns modelos prontos para baixar.

Elemento obrigatório anterior: CAPA

Elemento obrigatório posterior: FOLHA DE APROVAÇÃO

Monografis oferta87 - Modelo de Folha de Rosto ABNT - Como Fazer a Contra-capa do TCC 👈

Modelo de Folha de Rosto

Aprenda agora como fazer a folha de rosto (verso e anverso) do seu projeto acadêmico passo a passo, mas antes conheça as normas e regras obrigatórias.

Normas e regras

De acordo com a NBR 14724 (2005), a folha de rosto é uma folha de dois lados. No anverso da folha de rosto (parte da frente) deverá conter as seguintes informações, na mesma ordem citada:

  • Nome do autor(es) (obrigatório)
  • Título do trabalho (obrigatório)
  • Subtítulo (se houver)
  • Volume (se houver)
  • Natureza, objetivo, instituição e área de formação (obrigatório)
  • Nome do orientador (obrigatório)
  • Nome do co-orientador(es) (se houver)
  • Local (obrigatório)
  • Ano (obrigatório)

Quando o trabalho possuir mais que um autor, estes serão citados um abaixo do outro, em ordem alfabética. Da mesma forma como foram citados na capa.

Abaixo do título/subtítulo é inserida uma frase informando a natureza do trabalho, o objetivo, a instituição de ensino e a área de formação.

Exemplo:

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Tal, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Administração.

O local é a cidade onde o trabalho será apresentado e o ano é o de entrega.

Já no verso da folha de rosto (parte de trás), é inserida a ficha catalográfica do TCC. Não são todas as instituições de ensino que utilizam esta parte da contra-capa. De acordo com as Normas ABNT, ela deverá ser feita conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano em vigência.

Como Fazer uma Folha de Rosto ABNT (Anverso)

Veja passo a passo como criar a parte do anverso da folha de rosto do seu trabalho de conclusão de curso:

O Anverso da folha de rosto deverá apresentar o nome dos autores, o título, subtítulo, natureza, objetivo, instituição de ensino e a área de formação, o nome do orientador, o local e o ano de entrega.

Passo 01: Certifique-se de que as margens estão configuradas em 3cm (superior e esquerda) e 2cm (inferior e direita).

Passo 02: Altere a tipografia para Arial ou Times New Romans, tamanho 12, centralize o texto e deixe as letras para maiúsculas.

Passo 03: Altere o espaçamento entre linhas para 1,5 cm.

Passo 04: Na primeira linha, digite o nome completo do autor, se houverem mais autores liste um abaixo do outro em ordem alfabética.

Passo 05: Deixe em torno de 8 a 10 linhas em branco.

Passo 06: Insira o título e o subtítulo, em negrito. Se preferir, pode utilizar o tamanho 14.

Passo 07: Deixe mais 3 linhas em branco.

Passo 08: Recue o texto em 8 cm à esquerda e espaçamento simples.

Passo 09: Justifique o texto e altere a fonte para tamanho 10

Passo 10: Insira uma frase que identifique com clareza a natureza do trabalho, o objetivo, a instituição e a área de formação.

Passo 11: Deixe 2 ou 3 linhas em branco e informe o orientador do projeto.

Passo 12: Pule mais linhas até chegar no final da página.

Passo 13: Insira o local na penúltima linha da página

Passo 14: Insira o ano na última linha.

Passo 15: Centralize os dois últimos itens e os deixe em tamanho 12.

Observações

  • A formatação pode sofrer variações conforme o número de linhas que os itens da sua contra-capa possuem. Caso ela não fique certinha seguindo o passo a passo acima, tente configurar de modo que fique parecido com o modelo da imagem.
  • Este é apenas um modelo básico (padrão), as Normas ABNT não definem que ela precise ser exatamente assim.

Clique aqui para baixar o Modelo de Folha de Rosto ABNT acima

Como Fazer uma Folha de Rosto ABNT (Verso)

No verso da folha de rosto deve-se inserir a ficha catalográfica do projeto acadêmico de acordo com o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente.

Veja agora como fazer o verso da folha de rosto, isto é, a parte de trás. As Normas ABNT definem que neste lado deve-se inserir a ficha catalográfica do trabalho, na parte de baixo da folha, seguindo os padrões do Código de Catalogação Anglo-Americano que estiver em vigência.

Provavelmente a sua instituição de ensino fornecerá um modelo pronto para fazer o verso da folha de rosto no padrão acima mencionado, caso isto não aconteça, siga as instruções deste Manual da UFRJ.

Gerador de Ficha Catalográfica

A Universidade Federal da Bahia disponibiliza de forma gratuita o seu gerador automatizado de ficha catalográfica.

Para acessar a ferramenta, clique aqui e preencha os campos em branco. Em seguida aperte o botão “gerar ficha catalográfica”.

Você deverá salvar o arquivo em PDF, tirar um print da ficha e inseri-la na parte de baixo do verso da folha de rosto.

Recapitulando

A folha de rosto ou contra-capa é um elemento pré-textual obrigatório que possui dois lados.

No anverso (parte frontal) devem constar o nome do autor(es), título, subtítulo, natureza do trabalho, objetivo, instituição de ensino e a área de formação, o nome do orientador, a cidade e o ano de entrega.

Existem diversos modelos de folha de rosto, acima você aprendeu como fazer um modelo básico conforme as regras das Normas ABNT.

Já o verso (parte traseira), certamente é o que mais gera dúvidas. Ele deverá constar a ficha catalográfica do TCC, apresentada conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente. Provavelmente sua própria instituição de ensino irá gerar essa ficha, mas você poderá utilizar o gerador online e gratuito da Universidade Federal da Bahia.

O próximo elemento pré-textual obrigatório é a folha de aprovação.

Veja também:

Referências:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação. Rio de Janeiro: 2005. 

Ebook Grátis!

Ebook Grátis!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Professor Bruno H. Nindenberg
Professor Bruno H. Nindenberg

Minha missão é te mostrar o caminho para que você consiga desenvolver um TCC do começo ao fim sem travar em nenhuma etapa.

2 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *