fbpx
Download Gratuito!

Download Gratuito!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

O que e é como fazer uma síntese?

O que e é como fazer uma síntese?

A síntese é uma produção textual de grande importância para a apresentação de uma argumentação ou ainda para contrapor ideias. Ela pode ser utilizada em diferentes projetos, incluindo trabalhos acadêmicos como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Por isso, é fundamental que todo estudante universitário saiba como fazer uma síntese!

Ainda não sabe como elaborar esse texto?

Então aprenda com este artigo tudo que você precisa saber para escrever uma síntese. A seguir explicaremos em detalhes como fazer uma síntese e outras informações importantes a cerca deste tipo de texto. Confira!

O que é uma síntese?

A síntese é um tipo de texto parecido com um resumo. A síntese é uma produção textual que reúne as principais ideias apresentadas em um texto, livro, filme ou em qualquer outro objeto de estudo.

Se você não faz nem ideia do que é uma síntese no âmbito textual, saiba que se trata de um tipo de texto parecido com um resumo.

A síntese é uma produção textual que reúne as principais ideias apresentadas em um texto, livro, filme ou em qualquer outro objeto de estudo.

Por isso, esse tipo de texto é muito parecido com o popular resumo. A diferença da síntese para o resumo é que ela é composta por um pequeno texto, enquanto o resumo geralmente é mais longo.

A síntese é um texto pequeno, resumido com as informações essenciais e objetivo. Neste texto, nada que é secundário deve ser incluído, assim como informações aprofundadas e complexas.

Ao produzir esse texto, o estudante deve ter como foco a apresentação das principais informações e ideias sem nenhum aprofundamento.

O texto varia dependendo do objeto de estudo e da finalidade da produção, ou seja, se é para uma apresentação de ideias, argumentação, trabalho acadêmico, entre outras finalidades.

Como fazer uma síntese?

Esse texto deve ser escrito de forma objetiva e informativa, mas para isso, é necessário seguir diversas etapas fundamentais na elaboração deste tipo de conteúdo. Veja a seguir um passo a passo completo de como fazer uma síntese do começo ao fim!

1. Leia todo o conteúdo

A obra utilizada para estudo e criação da síntese deve ser lida por inteiro. Não importa se é um livro ou um documento muito grande, você só terá todas as principais ideias catalogadas se ler o conteúdo inteiro.

2. Marque as principais informações

Enquanto estiver lendo o conteúdo, marque com caneta marca-texto ou com outro recursos as principais informações, ideias, passagens ou frases que você encontrar na obra estudada. Se for um filme ou peça teatral, o ideal é que você anote o que está vendo.

3. Monte um roteiro

Depois de anotar as principais informações encontradas nos conteúdos estudados, é hora de montar um roteiro. O roteiro é basicamente a ordem em que os fatos, ideias e informações são apresentados no conteúdo estudado.

O roteiro tem grande importância para a construção desse texto, por isso, se dedique à organização e apresentação das informações de forma correta. Faça com que as informações sejam apresentadas com contexto e ordem lógica.

4. Escreva a síntese

Com todo esse material em mãos (leitura, anotações e roteiro) você já será capaz de iniciar a escrita da síntese. Para escrever uma boa síntese, deixe de lado os detalhes e foque apenas nos pontos mais importantes que foram compreendidos através do conteúdo estudado.

Lembre-se sempre: a síntese trata-se de um pequeno resumo. Por isso, seja objetivo acima de tudo!

O ideal é que você escreva a síntese em terceira pessoa para que o texto tenha maior fluidez e impessoalidade. Nesse caso, aposte em conectores para manter um texto coerente.

5. Informe suas fontes

A síntese é um resumo pequeno de determinado estudo, projeto ou obra. Sendo assim, nada mais justo e correto informar suas fontes. Insira ao longo do conteúdo o nome do autor, a obra consultada e sua importância para o estudo em questão.

Como fazer uma síntese utilizando o fichamento?

Uma forma muito comum de escrever uma síntese é através da técnica de fichamento. Se você pensava que fichamento era coisa de TCC, saiba que essa técnica pode ser aplicada em diferentes situações.

Já temos um artigo específico sobre fichamento. Se você ainda não conhece essa técnica, vale muito a pena a leitura!

Basicamente, fichamento é uma técnica que visa selecionar os dados e as informações mais relevantes de um conteúdo estudado. O objetivo desta técnica é proporcionar organização e agilidade na hora de encontrar essas informações.

Por todas essas características e possibilidades, é comum usar a técnica de fichamento para a elaboração de uma síntese. Só que nesse caso, o fichamento pode ser feito de forma mais simples, com anotações das principais informações e dados apenas.

Seguindo a técnica de fichamento, você só precisará organizar as informações coletadas nos materiais estudados e posteriormente elaborar a síntese conforme orientamos nos tópicos anteriores.

Também é importante lembrar que independente da técnica utilizada ou metodologia, você deve prezar pela correta ortografia, gramática e sintaxe. Por isso, revise o conteúdo mais de uma vez e procure sempre por melhorias.

Infográfico explica o que é e como desenvolver uma síntese

Ebook Grátis!

Ebook Grátis!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

TCC Descomplicado
TCC Descomplicado

Minha missão é te mostrar o caminho para que você consiga desenvolver um TCC do começo ao fim sem travar em nenhuma etapa.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *