fbpx
Download Gratuito!

Download Gratuito!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

TCC 1, 2 e 3 | Qual é a diferença entre eles? O que é feito em cada um?

TCC 1, 2 e 3 | Qual é a diferença entre eles? O que é feito em cada um?

Em alguns cursos, o trabalho de conclusão de curso é dividido por etapas, estas podendo ser denominadas de TCC 1, o TCC 2 e possivelmente também o TCC 3. Mas afinal, o que é desenvolvido em cada uma dessas partes?

O artigo de hoje irá esclarecer esse assunto que causa medo ou uma série de dúvidas em alguns universitários. Afinal, serão três trabalhos diferentes ou apenas um? E se eu reprovar em uma etapa, terei que recomeçar do zero?

Monografis oferta87 - TCC 1, 2 e 3 | Qual é a diferença entre eles? O que é feito em cada um?

TCC 1 | TCC 2 | TCC 3 | O que é e qual a diferença?

Não se preocupe, você não precisará fazer 3 trabalhos de conclusão de curso diferentes. Também não precisará recomeçar do zero caso reprove em uma das etapas 😅

Quando a matriz curricular de um curso define que o aluno deverá passar pelo TCC 1, 2 e 3, se quer dizer que na verdade o trabalho de conclusão de curso será dividido em etapas.

Essas etapas geralmente são em semestres, sendo assim cada semestre o aluno (ou o grupo) deverá fazer a entrega parcial do TCC conforme todas as exigências definidas pelo orientador/supervisor da turma de TCC.

Um TCC poderá ser dividido dessa forma por vários motivos, o mais provável é que o seu curso exige um trabalho mais elaborado, que necessita de um maior tempo para ser desenvolvido. Também é comum quando o trabalho de conclusão de curso de uma turma é feito apenas em grupos.

O que é o TCC 1?

O TCC 1 é a primeira etapa do trabalho de conclusão de curso. Nesta etapa da monografia é escolhido o tema, realizado as partes introdutórias e o referencial teórico do projeto.

No TCC 1 é realizada a parte introdutória e de planejamento da monografia.

Essa certamente será a etapa mais fácil do trabalho, porém não menos importante que as demais…

…Começar da forma errada é pedir para se complicar lá na frente.

Algumas tarefas que são feitas no TCC 1 são:

  • A escolha do tema/assunto: Para começar o TCC obviamente o assunto terá que ser escolhido. Por ser uma etapa inicial, talvez o tema possa receber complementos ou modificações no TCC 2.
  • Pré-projeto TCC: É uma espécie de esboço do trabalho que será desenvolvido. Serve para definir se a pesquisa é viável, importante e também para que o seu orientador avalize ou não o prosseguimento dela.
  • Metodologia que será utilizada: Talvez isto já esteva dentro do pré-projeto, na verdade no TCC 1 você irá apenas revelar como pretende fazer a pesquisa. Não costuma ser algo definitivo, afinal conforme o desenvolvimento for realizado, pode surgir a necessidade de mudança de planos.
  • Cronograma: Também não é algo definitivo, serve mais para ter uma noção de como o projeto será dividido em etapas e como elas serão concluídas.
  • Introdução: No TCC 1 ela é mais “lite”, muito provavelmente a introdução será bastante alterada após o desenvolvimento ser concluído.
  • Referencial Teórico: É normalmente um capítulo que contém teoria sobre os principais tópicos do projeto e que irão sustentar o trabalho , estas deverão ser feitas 100% em cima de citações e informações de terceiros.

O que é o TCC 2?

O TCC 2 é a etapa aonde se coloca em ação toda a metodologia de pesquisa definida. Boa parte do desenvolvimento do TCC será feito nesta etapa.

O TCC 2 já é uma parte mais prática. Talvez seja inclusive A etapa mais prática, isto porque nela são realizadas as pesquisas, a obtenção dos dados necessários, etc…

Será preciso pôr a mão na massa, com base nos objetivos específicos que você definiu.

Capriche nesta parte, pois o rumo do TCC 3 dependerá muito dos resultados obtidos nessa etapa.

Sendo assim, no TCC 2 as tarefas podem ser:

  • Consolidação da metodologia utilizada: Agora a metodologia utilizada na pesquisa deverá ser definitiva, afinal você estará coletando os resultados, sendo assim não será possível alterá-la depois.
  • Coleta de dados: pesquisas, entrevistas…
  • Desenvolvimento: Uma boa parte do desenvolvimento do TCC será realizado no TCC 2.

O que é o TCC 3?

O TCC 3 é a finalização do projeto. Nesta etapa da monografia é finalizado o desenvolvimento, feito a conclusão, revisões completas e a apresentação em banca

É aqui a parte que você irá “surtar” 😂

O TCC 3 é normalmente a parte mais pesada do trabalho de conclusão de curso. Isso porque você estará com excesso de tarefas e preocupações.

Não apenas do TCC, mas da sua vida profissional, das outras disciplinas do curso, e é claro do TCC…

Spoiler
Faça sempre um backup das suas coisas, pois no TCC 3 os computadores costumam enguiçar #fikdik

Imprevistos costumam acontecer no TCC 3, portanto procure sempre se prevenir e jamais deixe tarefas para a última hora.

No TCC 3, você passará por isto:

  • Finalização do desenvolvimento: Com os resultados obtidos na etapa anterior, é o momento de formular a resolução do seu problema de pesquisa.
  • Análise dos resultados: Esta é a última parte do desenvolvimento.
  • Conclusão e considerações finais: Com toda a pesquisa pronta, é o momento de fazer uma conclusão geral sobre ela.
  • Resumo e Abstract: São dois elementos pré-textuais obrigatórios.
  • Revisão pré-banca: Antes de receber a autorização para a defesa do TCC, será necessário fazer AQUELA revisão completa.
  • Apresentação em banca: Momento em que você defende a sua pesquisa diante de uma banca avaliadora e um público que poderá ser aberto ou fechado (convidados).
  • Correção pós-banca: Na banca, algumas sugestões, contestações, recomendações poderão ser feitas. Sendo assim, após apresentar o TCC você deverá se reunir com o orientador e debater se é necessário fazer alguma alteração no projeto ou enviar como está.
  • Entrega final do TCC: A entrega definitiva deverá ser feita conforme as instruções da sua universidade, após isso é só esperar a nota final e curtir a aprovação.

Como fazer a diferença no TCC?

Você descobriu acima as diferenças entre o TCC 1, 2 e 3. Mas e como ser um aluno exemplar e fazer a diferença no TCC?

Para fazer um trabalho de conclusão de curso que se destaque perante os demais, você deverá investir seus esforços em dedicação e determinação, bem como fazer o uso da metodologia e de ferramentas apropriadas para conseguir um desempenho superior.

Não é fácil fazer um trabalho sobre o mesmo tema, uma pesquisa complexa e extensa durante vários semestres. A culpa não é sua de chegar na terceira etapa cansado e sem “gás para dar”. Atolado de tarefas, com uma pilha de revisões para fazer e ainda se preocupar em formatar tudo de acordo com as Normas ABNT.

Algumas universidades definem essa estratégia para ver até onde seus alunos são capaz de chegar. Mas neste link você conhecerá a solução para os seus problemas do TCC.

Foi através dela que mais de 21.347 alunos já foram aprovados nos últimos 5 anos, a maioria com notas excelentes, e você (ou o seu grupo) poderá ser o próximo.

👉 Agora, se você ignorar a dica acima e passar por todas as dificuldades que grande partes dos acadêmicos passam, aí sim a culpa será totalmente sua! 

Não diga que ninguém lhe avisou 😉

Ebook Grátis!

Ebook Grátis!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Professor Bruno H. Nindenberg
Professor Bruno H. Nindenberg

Minha missão é te mostrar o caminho para que você consiga desenvolver um TCC do começo ao fim sem travar em nenhuma etapa.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *