fbpx
Download Gratuito!

Download Gratuito!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Fichamento para TCC: Veja os 3 principais tipos e como fazer

Fichamento para TCC: Veja os 3 principais tipos e como fazer

Entre as diversas exigências para a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso está a página de referências bibliográficas. Embora não seja tão difícil elaborá-la, é possível facilitar ainda mais essa elaboração através do fichamento para TCC.

Não sabe o que é fichamento para TCC? Então veja neste artigo todos os detalhes dessa técnica que poderá alavancar sua pesquisa bibliográfica. Acompanhe também várias dicas de como fazer o fichamento para TCC.

O que é fichamento de TCC?

O fichamento para TCC é uma técnica que visa elaborar diferentes notas informativas sobre um texto para melhor compreender um determinado estudo. É o mesmo que organizar e armazenar os dados mais importantes utilizados ao longo do trabalho acadêmico.

O principal objetivo desta técnica é possibilitar consultas posteriores de forma rápida e segura, pois basta utilizar as anotações realizadas para encontrar os dados inseridos ao longo do TCC. Com isso, você consegue elaborar um trabalho muito mais rápido e fácil.

Seria o mesmo que arquivar dados importantes que serão úteis em determinado momento da elaboração do TCC, como ocorre no caso das referências bibliográficas. A técnica permite identificar teses, obras, citações e vários outros dados no trabalho acadêmico, sendo um ótimo parâmetro de estudo e pesquisa.

Para que serve o fichamento de TCC?

Como você já deve ter percebido, essa técnica tem como principal finalidade organizar e armazenar corretamente dados importantes do trabalho. Com todos esses dados organizados, fica mais fácil para o estudante encontrar onde eles foram mencionados ao longo do TCC.

A partir dessa definição, podemos ainda resumir que o fichamento para TCC serve para organizar, armazenar e facilitar a busca por dados em um trabalho acadêmico. Isso contribui para vários resultados, como aumento do rendimento na elaboração do TCC, foco na pesquisa e muito mais.

Além disso, com o fichamento de TCC você consegue um trabalho mais objetivo e completo, já que terá como foco os dados utilizados para a construção de argumentos.

Quais são os tipos de fichamento para TCC?

Basicamente, há três tipos principais de fichamentos para TCC.

Todos eles devem seguir as Normas ABNT, conforme orienta a própria Associação Brasileira de Normas Técnicas, durante a elaboração das referências bibliográficas.

Isso significa que para aplicar a técnica em si não é preciso nenhuma regra.

Apenas as referências bibliográficas e a inclusão dos dados ao longo do trabalho precisam estar de acordo com as normas.

Veja a seguir cada um desses três principais tipos de fichamento e suas características:

Fichamento de texto

No fichamento de texto são as anotações realizadas a partir da pesquisa em obras, artigos e textos lidos em determinado material.

São as anotações realizadas a partir da pesquisa em obras, artigos e textos lidos em determinado material.

Trata-se de um resumo sobre algo importante que você queira incluir no TCC como um dado, citação ou comentário sobre a obra consultada.

Nesse caso, o estudante precisa apenas ler o conteúdo e resumir com suas próprias palavras. Essa é uma ótima estratégia de estudo.

Fichamento de citação

No fichamento ode citação a anotação trata-se de uma cópia exata do conteúdo consultado, por isso, caracteriza-se como uma citação.

São as anotações realizadas pelo estudante onde é escrito exatamente o que foi consultado.

Isso significa que a anotação trata-se de uma cópia exata do conteúdo consultado, por isso, caracteriza-se como uma citação.

Nesta modalidade, o aluno precisa apenas fazer sua pesquisa habitual e quando achar frases ou parágrafos oportunos, incluir a citação no fichamento.

Fichamento de livro

O fichamento de livro é mais crítico, o que significa que precisa ser escrito como uma resenha, comentário ou crítica sobre o conteúdo.

São as anotações realizadas através da consulta em livros.

Diferente das três modalidades anteriores, o fichamento de livro é mais crítico, o que significa que precisa ser escrito como uma resenha, comentário ou crítica sobre o conteúdo.

Para elaborar essa modalidade também não há mistérios. Basta ler determinado livro e fazer um comentário oportuno para ser inserido em seu TCC.

Como fazer fichamento para TCC?

Essa técnica de estudos e organização de ideias é bastante simples, você pode colocá-la em prática livremente.

Não é comum que professores e orientadores solicitem o fichamento para análise, por isso, você pode criar seu fichamento a mão ou através do computador.

Se for solicitado o fichamento para TCC, nesse caso você precisa seguir as Normas ABNT para formatar o conteúdo corretamente.

Em todo caso, não se prenda a um padrão ao anotar suas informações.

O mais importante é que as informações estejam organizadas e fáceis de serem encontradas, afinal, esse é o principal objetivo do fichamento para TCC.

Veja a seguir os principais itens para anotar em um fichamento para o trabalho de conclusão de curso:

  • Numeração
  • Assunto
  • Tópico
  • Citação
  • Comentários
  • Referências

Dicas de fichamento para TCC

Para te ajudar nesta etapa, veja a seguir algumas dicas de como elaborar o fichamento para TCC:

  • Crie tópicos sobre o assunto pesquisado;
  • Anote as referências bibliográficas;
  • Selecione os textos, dados, citações, etc.;
  • Transcreva as citações originalmente;
  • Selecione as melhores citações;
  • Grife as palavras e os dados mais importantes;
  • Crie argumentos com base em sua pesquisa;
  • Mantenha todo o seu fichamento organizado, categorizado e numerado.

Modelos editáveis para baixar

 

Faça o download gratuito dos três modelos de fichamento para TCC apresentados neste artigo.

Basta clicar no botão abaixo:

 

Ebook Grátis!

Ebook Grátis!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

TCC Descomplicado
TCC Descomplicado

Minha missão é te mostrar o caminho para que você consiga desenvolver um TCC do começo ao fim sem travar em nenhuma etapa.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *