Fichamento para TCC: Veja os 3 principais tipos e como fazer
O fichamento de TCC é uma técnica utilizada para manter a organização e armazenamento das fontes e informações consultadas, veja 3 modelos editáveis grátis
Entre as diversas exigências para a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso está a página de referências bibliográficas. Embora não seja tão difícil elaborá-la, é possível facilitar ainda mais essa elaboração através do fichamento para TCC.
Não sabe o que é fichamento para TCC? Então veja neste artigo todos os detalhes dessa técnica que poderá alavancar sua pesquisa bibliográfica. Acompanhe também várias dicas de como fazer o fichamento para TCC.
O que é fichamento de TCC?
O fichamento para TCC é uma técnica que visa elaborar diferentes notas informativas sobre um texto para melhor compreender um determinado estudo. É o mesmo que organizar e armazenar os dados mais importantes utilizados ao longo do trabalho acadêmico.
O principal objetivo desta técnica é possibilitar consultas posteriores de forma rápida e segura, pois basta utilizar as anotações realizadas para encontrar os dados inseridos ao longo do TCC. Com isso, você consegue elaborar um trabalho muito mais rápido e fácil.
Seria o mesmo que arquivar dados importantes que serão úteis em determinado momento da elaboração do TCC, como ocorre no caso das referências bibliográficas. A técnica permite identificar teses, obras, citações e vários outros dados no trabalho acadêmico, sendo um ótimo parâmetro de estudo e pesquisa.
Para que serve o fichamento de TCC?
Como você já deve ter percebido, essa técnica tem como principal finalidade organizar e armazenar corretamente dados importantes do trabalho. Com todos esses dados organizados, fica mais fácil para o estudante encontrar onde eles foram mencionados ao longo do TCC.
A partir dessa definição, podemos ainda resumir que o fichamento para TCC serve para organizar, armazenar e facilitar a busca por dados em um trabalho acadêmico. Isso contribui para vários resultados, como aumento do rendimento na elaboração do TCC, foco na pesquisa e muito mais.
Além disso, com o fichamento de TCC você consegue um trabalho mais objetivo e completo, já que terá como foco os dados utilizados para a construção de argumentos.
Quais são os tipos de fichamento para TCC?
Basicamente, há três tipos principais de fichamentos para TCC.
Todos eles devem seguir as Normas ABNT, conforme orienta a própria Associação Brasileira de Normas Técnicas, durante a elaboração das referências bibliográficas.
Isso significa que para aplicar a técnica em si não é preciso nenhuma regra.
Apenas as referências bibliográficas e a inclusão dos dados ao longo do trabalho precisam estar de acordo com as normas.
Veja a seguir cada um desses três principais tipos de fichamento e suas características:
Fichamento de texto
São as anotações realizadas a partir da pesquisa em obras, artigos e textos lidos em determinado material.
Trata-se de um resumo sobre algo importante que você queira incluir no TCC como um dado, citação ou comentário sobre a obra consultada.
Nesse caso, o estudante precisa apenas ler o conteúdo e resumir com suas próprias palavras. Essa é uma ótima estratégia de estudo.
Fichamento de citação
São as anotações realizadas pelo estudante onde é escrito exatamente o que foi consultado.
Isso significa que a anotação trata-se de uma cópia exata do conteúdo consultado, por isso, caracteriza-se como uma citação.
Nesta modalidade, o aluno precisa apenas fazer sua pesquisa habitual e quando achar frases ou parágrafos oportunos, incluir a citação no fichamento.
Fichamento de livro
São as anotações realizadas através da consulta em livros.
Diferente das três modalidades anteriores, o fichamento de livro é mais crítico, o que significa que precisa ser escrito como uma resenha, comentário ou crítica sobre o conteúdo.
Para elaborar essa modalidade também não há mistérios. Basta ler determinado livro e fazer um comentário oportuno para ser inserido em seu TCC.
Como fazer fichamento para TCC?
Essa técnica de estudos e organização de ideias é bastante simples, você pode colocá-la em prática livremente.
Não é comum que professores e orientadores solicitem o fichamento para análise, por isso, você pode criar seu fichamento a mão ou através do computador.
Se for solicitado o fichamento para TCC, nesse caso você precisa seguir as Normas ABNT para formatar o conteúdo corretamente.
Em todo caso, não se prenda a um padrão ao anotar suas informações.
O mais importante é que as informações estejam organizadas e fáceis de serem encontradas, afinal, esse é o principal objetivo do fichamento para TCC.
Veja a seguir os principais itens para anotar em um fichamento para o trabalho de conclusão de curso:
- Numeração
- Assunto
- Tópico
- Citação
- Comentários
- Referências
Dicas de fichamento para TCC
Para te ajudar nesta etapa, veja a seguir algumas dicas de como elaborar o fichamento para TCC:
- Crie tópicos sobre o assunto pesquisado;
- Anote as referências bibliográficas;
- Selecione os textos, dados, citações, etc.;
- Transcreva as citações originalmente;
- Selecione as melhores citações;
- Grife as palavras e os dados mais importantes;
- Crie argumentos com base em sua pesquisa;
- Mantenha todo o seu fichamento organizado, categorizado e numerado.
Modelos editáveis para baixar
Faça o download gratuito dos três modelos de fichamento para TCC apresentados neste artigo.
Basta clicar no botão abaixo:
Ebook Grátis!
Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
1 Comentário
Olá, bom dia! Amei as orientações, são perfeitas e bem explicativas solucionou várias dúvidas e inquietação sobre começar realizar meu pré projeto de TCC. Está sendo uma mão na roda, essas dicas. Agora tenho uma grande dúvida em relação as referências: por exemplo, quando fazemos uma citação, qual referência devemos colocar? Eu referenciu o autor do artigo, ou o que está na citação?