fbpx
Download Gratuito!

Download Gratuito!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Saiba a diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa

Saiba a diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa

Ainda não sabe a diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa?

Fique tranquilo, que agora iremos explicar em detalhes os dois modelos de pesquisa.

Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre ambas as metodologias de estudo, assim como definição e formas de aplicação.

Diferença entre pesquisa quantitativa e qualitativa

Ambos os modelos de pesquisa são utilizados como métodos complementares para trabalhos acadêmicos ou ainda para levantamentos estatísticos.

As duas pesquisas podem, inclusive, serem utilizadas no mundo do marketing e dos negócios.

Independente disso, é importante que você saiba que cada uma dessas pesquisas possui suas próprias características, aplicações e metodologia.

Sendo assim, podemos dizer que a diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa está principalmente na metodologia e nas características de cada uma.

Veja a seguir um resumo sobre as duas pesquisas, considerando suas metodologias e características:

Pesquisa qualitativa: definição

Os dados coletados a partir desta pesquisa visam descrever mais do que informações obtidas estatisticamente.

Esse modelo de pesquisa se baseia principalmente nas impressões, pontos de vista e opiniões obtidas sobre o objeto de pesquisa.

A pesquisa qualitativa compreende motivações, atitudes, ideias e muitas outras circunstâncias sobre o tema estudado.

Pesquisa quantitativa: definição

A pesquisa quantitativa se concentra nos dados concretos que podem ser medidos e quantificados através de números.

Por isso, esse modelo de pesquisa é considerado científico e possui mais relevância quando a intenção é provar ou desmistificar uma hipótese.

Por meio de métodos, o estudo quantitativo visa determinar a estatística de cada problema de pesquisa.

Nesse quesito, a pesquisa científica é o estudo com conclusão mais concreta, dentre as diversas opções de pesquisa.

Monografis oferta87 - Saiba a diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa

Principais diferenças entre as pesquisas

Veja quais são as principais diferenças entre a pesquisa qualitativa e quantitativa:

  • Foco do estudo: as duas pesquisas desejam chegar a um resultado, porém a quantitativa tem como foco os dados estatísticos, enquanto que a qualitativa estuda os conceitos de determinado tema;
  • Hipóteses iniciais: antes de iniciar os estudos, as hipóteses também variam entre os dois modelos de pesquisa. A qualitativa possui poucas hipóteses e trabalha de forma mais neutra. Já a quantitativa pode partir de ideias preconcebidas;
  • Coleta de dados: a pesquisa qualitativa não utiliza instrumentos estruturados e formais para coletar dados. Por outro lado, a pesquisa quantitativa utiliza instrumentos formais e estruturados para coletar dados;
  • Objetivos: as duas pesquisas têm como objetivo explicar o problema de pesquisa. Porém, o método qualitativo se baseia em interpretações de experiências, enquanto que o método quantitativo é baseado em análise de dados.

Quando e onde usar pesquisa quantitativa e qualitativa?

Como mencionado, as duas pesquisas podem ser utilizadas em muitas situações, principalmente no âmbito acadêmico. Entre as utilizações de pesquisa qualitativa e quantitativa mais comuns, estão as seguintes aplicações:

  • Formular hipóteses – você pode formular hipóteses utilizando a pesquisa qualitativa. Com esse modelo de pesquisa, é possível estudar todos os conceitos em torno do problema de pesquisa para identificar as melhores hipóteses.
  • Validar hipóteses – com a pesquisa quantitativa, você poderá validar as hipóteses que foram levantadas anteriormente. Nesse caso, é utilizado dados estatísticos e amostragem correta para chegar aos resultados pretendido.

Em relação às áreas de estudo, os diferentes tipos de pesquisa podem apresentar mais eficiência se aplicados corretamente.

Por exemplo, a pesquisa quantitativa é ideal para estudos nas áreas de exatas, saúde e tecnologia.

Já a pesquisa qualitativa é uma ótima forma de estudo para as áreas de Humanas, Sociais, entre outras deste tipo.

Sendo assim, se você precisar provar algo de forma estatística, vale mais a pena investir na metodologia quantitativa.

Agora, se você precisar de um estudo baseado em conceitos e informações que vão além de números, é interessante utilizar o método de estudo qualitativo.

Equilíbrio entre conceitos e dados estatísticos

Considerando que a pesquisa qualitativa é excelente para identificar hipóteses e que a pesquisa quantitativa é essencial para provar as hipóteses, temos uma união perfeita. Logo, utilize as duas no seu projeto de pesquisa

Você deve ter percebido que ambas as pesquisas podem complementar um raciocínio, certo?

O mais interessante é que você pode utilizar os dois métodos para criar um estudo ainda mais detalhado. Nesse caso, você faria uma pesquisa quali-quantitativa.

Considerando que a pesquisa qualitativa é excelente para identificar hipóteses e que a pesquisa quantitativa é essencial para provar as hipóteses, temos uma união perfeita.

Você pode iniciar seu estudo utilizando a pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar todas as hipóteses possíveis para o problema de pesquisa em questão.

Após formular essas hipóteses, a pesquisa quantitativa pode ser utilizada para determinar estatisticamente a resposta definitiva para o problema de pesquisa.

Ebook Grátis!

Ebook Grátis!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Professor Bruno H. Nindenberg
Professor Bruno H. Nindenberg

Minha missão é te mostrar o caminho para que você consiga desenvolver um TCC do começo ao fim sem travar em nenhuma etapa.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *