fbpx
Download Gratuito!

Download Gratuito!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Referencial teórico – O que é, Como fazer e Modelos prontos

Referencial teórico – O que é, Como fazer e Modelos prontos

Por mais que você tenha sido o melhor aluno da sua turma durante a faculdade inteira e que saiba de todos os conceitos da sua área de formação, no trabalho de conclusão de curso isto não significará nada. Será preciso sustentar a sua pesquisa com informações de autores renomados para validar o seu projeto cientificamente.

Sendo assim, existe a necessidade de desenvolver o referencial teórico do seu TCC, que resumidamente são todos os autores, obras, pesquisas, que irão sustentar ou esclarecer algum assunto do seu tema.

Mas afinal, como desenvolver a fundamentação teórica do TCC? Quais cuidados devem ser tomados? Onde é possível encontrar referências relevantes para o seu projeto? Veja tudo isso a seguir.

E mais, veja também modelos de referencial teórico prontos, feitos na prática em trabalhos de conclusão de curso que já foram apresentados e aprovados.

Como Fazer o Referencial Teórico do TCC?

Para fazer um bom referencial teórico deve-se utilizar citações de preferencia atualizadas e autores renomados para embasar o seu projeto.

Antes de iniciar as dicas para elaborar um referencial teórico, saiba que existem diversas nomenclaturas para tratar deste mesmo assunto. Podendo ser também chamado de “fundamentação teórica”, “marco teórico”, “revisão da literatura”, “revisão bibliográfica”, esses dois últimos termos podem possuir algumas diferenças.

As Normas ABNT não definem a nomenclatura que deverá ser utilizada. No decorrer deste artigo, iremos dar preferência à nomenclatura “referencial teórico” pois é a mais utilizada academicamente, caso apareça algum desses outros termos acima, entenda que se tratam da mesma coisa.

O que é referencial teórico

O referencial teórico é uma parte do TCC onde você irá apresentar um resumo de literatura sobre a teoria que você está abordando ou em cima dos assuntos principais do seu tema/problema de pesquisa. Sendo assim, a sua fundamentação teórica será baseada completamente em informações retiradas de outras obras e publicações relevantes.

Por lidar com informações de outros autores, para desenvolver o seu referencial teórico, você deverá saber fazer as citações corretamente conforme as Normas ABNT exigem. Caso contrário você será acusado de estar cometendo plágio.

Como fazer o referencial teórico

Para fazer um referencial teórico você deverá descobrir quais serão os principais assuntos do seu trabalho de conclusão de curso. Para isso você deverá ter definido o seu tema, o problema de pesquisa e os objetivos geral e específicos.

Em seguida realizar uma pesquisa para encontrar o que já foi publicado sobre cada um desses assuntos, selecionar os melhores livros e autores e então utilizá-los como as principais referências do seu projeto.

A sua fundamentação teórica deverá ser 100% baseada em citações, ou seja, nas ideias de outros autores. Isso não quer dizer que o texto será apenas um amontoado de citações, você deverá comentá-las, complementar com a sua opinião/conhecimento ou criar hipóteses.

É importante que você não invente informações na fundamentação teórica. Todas as informações devem possuir algum autor que possa sustentar aquele assunto.

Você pode complementar as ideias de um autor com a de outro ou ainda confrontar uma ideia com outra.

Recapitulando:

  1. Descobrir os principais assuntos que o seu trabalho irá tratar.
  2. Procurar autores para sustentar o seu embasamento.
  3. Selecionar os autores e obras mais relevantes para cada conteúdo.
  4. Embasar teoricamente os assuntos com as ideias publicadas por estes autores.
  5. Comentar, analisar, concordar, criar hipóteses sobre as citações e/ou confrontar as ideias dos autores.

Onde fica localizado o marco teórico do TCC?

Por se tratar de um capítulo baseado completamente em teoria, o marco teórico normalmente é inserido dentro do capítulo de metodologia científica do TCC. Mas não há uma regra que define que ele esteja lá, isso pode depender da sua instituição, do seu orientador ou do seu próprio critério.

Ele também poderá estar localizado logo após a introdução, como nos modelos de referencial teórico prontos que você verá a seguir.

Em alguns trabalhos de conclusão de curso (principalmente os de planos de negócio), o referencial teórico é feito apenas no decorrer do conteúdo do trabalho, isto é, não haverá um capítulo específico para citar esses conceitos, ele será realizado como uma espécie de introdução em cada tópico do projeto.

Em caso de dúvidas, peça a sugestão do seu orientador. Ele será capaz de indicar o local mais conveniente para o marco teórico do seu TCC.

A certeza é que ele deverá vir antes da obtenção dos resultados do seu projeto, pois não faria sentido depois.

Os cuidados necessários no referencial teórico

Como vimos, no referencial teórico do TCC são utilizadas ideias de outros autores. Sendo assim, é preciso tomar cuidado com a questão da forma que você irá citá-los.

Esquecer de revelar qual foi o autor e em qual obra você encontrou a informação pode resultar em uma reprovação. Isto porque nesse caso será considerado plágio.

Utilizar informações e ideias de outros autores sem citar a fonte é plágio. Cuidado para não esquecer!

Para evitar problemas ou contestações desnecessárias na banca, domine estas quatro formas de fazer citações:

  • Citação direta curta: transcrição exata da ideia do autor que deve conter no máximo 3 linhas.
  • Citação direta longa: transcrição exata da ideia do autor com mais de 3 linhas, necessita de configurações especiais.
  • Citação indireta: transcrição da ideia de outro autor com suas próprias palavras, não possui uma limitação de linhas.
  • Citação de citação: transcrição de uma citação inserida dentro da obra de outro autor, utiliza-se o termo apud.

Para fazer o referencial teórico deve-se saber como fazer citações ABNT corretamente. A fundamentação teórica será feita com citações diretas, indiretas e talvez citações de citações.

É recomendável ainda que você utilize livros e artigos recentes em seu trabalho. Não é interessante utilizar obras muito antigas, pois elas podem conter informações desatualizadas ou que já não refletem mais a realidade. Inclusive alguns orientadores nem irão permitir citações com mais de 10 anos em seu trabalho de conclusão de curso.

Por exemplo, uma lei de 2015 pode ter sido completamente alterada em 2019 ou sequer existir ainda. Um estudo feito em 2015 pode ter mudado o resultado de uma pesquisa de 2005, etc…

Modelo de referencial teórico pronto [DOWNLOAD]

A melhor forma de conseguir modelos de referencial teórico pronto é consultando trabalhos prontos disponíveis nos repositórios institucionais das universidades.

Veja a seguir 10 modelos de TCC aprovados, basta fazer o download deles e encontrar o capítulo de referencial teórico:

[sociallocker id=4593] [/sociallocker]

Normalmente a fundamentação teórica é encontrada logo após a introdução, basta verificar no sumário do projeto.

Como Encontrar Referencial Teórico Online [Os melhores Sites]

Procurar em artigos científicos publicados pode ser uma das melhores formas de encontrar material riquíssimo para a sua fundamentação teórica do TCC, pois:

  • Os conteúdos podem ser extremamente relevantes se forem relacionados ao seu tema.
  • É uma ótima forma de bisbilhotar as referências utilizadas pelo pesquisador durante a elaboração do artigo.
  • Você pode encontrar uma pesquisa “mastigadinha” pronta para ser consumida.

Veja sites onde você poderá encontrar autores, livros e publicações extremamente valiosas para o seu trabalho de conclusão de curso:

  1. Google Acadêmico
  2. Periódicos CAPES/MEC
  3. Biblioteca Digital da Unicamp
  4. Bibliotecas da USP (SIBI)
  5. DEDALUS – USP

Outra forma de encontrar autores que podem colaborar com a sua fundamentação teórica é revirar os repositórios universitários em busca de TCC’s prontos da sua área ou com temas parecidos. Basta fazer o download destes trabalhos e verificar a lista de referências utilizadas.

Você pode encontrar milhares de trabalhos prontos da sua área nesta seção.

Conclusão

O referencial teórico ou fundamentação teórica basicamente é a relação dos principais autores que irão fundamentar o seu trabalho de conclusão de curso. Sem eles o seu projeto não terá validade alguma, visto que o avaliador irá entender que você não encontrou nada que pudesse servir de base para a sua pesquisa.

Para fazer o referencial teórico, você deverá ter concluído a formulação do tema, do problema de pesquisa e dos objetivos geral e específicos do seu trabalho. Com eles prontos, deve-se partir em busca de autores, obras, artigos, leis, etc, que poderão dar sustento à sua pesquisa ou esclarecer os principais assuntos do seu projeto.

Dica: imagine que o avaliador do seu trabalho não sabe de nada referente ao assunto tratado e que também ele “não confia em você”, sendo assim você deverá através da fundamentação teórica “ensiná-lo” sobre cada um dos assuntos que serão abordados dentro do seu tema.

Na elaboração do referencial teórico do TCC, deve-se tomar cuidados principalmente em três pontos:

  • Em não esquecer JAMAIS de atribuir determinada informação ao autor consultado através de uma citação.
  • Em saber as regras para cada tipo de citação: direta curta, direta longa, indireta, citação de citação…
  • Em dar preferência à referências mais recentes, de até 5 anos.

Nos repositórios institucionais das Universidades Federais, você poderá consultar trabalhos prontos e entender na prática como é desenvolvido a fundamentação teórica. No texto acima você poderá consultar 3 modelos de referencial teórico prontos.

É possível encontrar fontes relevantes para o seu trabalho através de sites científicos, como o Google Acadêmico, Periódicos CAPES, Bibliotecas da USP, entre outros..

Dica extra

Você precisa de ajuda para elaborar o TCC?

O Monografis é uma ferramenta completa que consegue orientar passo a passo no desenvolvimento do seu trabalho. Nele você irá escolher o modelo de capítulo que deseja inserir no seu trabalho e receber as instruções específicas para este.

Veja um exemplo:

O Monografis possui modelos de capítulos para desenvolver o referencial teórico do TCC com as instruções adequadas

Com o Monografis todas as suas dúvidas são resolvidas na hora de fazer o TCC e se mesmo assim surgir algum problema, é só assistir o treinamento em vídeos ou clicar no botão do suporte para receber a devida orientação. Para acessar agora mesmo, clique no botão abaixo:

Ebook Grátis!

Ebook Grátis!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

TCC Descomplicado
TCC Descomplicado

Minha missão é te mostrar o caminho para que você consiga desenvolver um TCC do começo ao fim sem travar em nenhuma etapa.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Utilizamos cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes, fazemos isso para melhorar a sua experiência em nosso site.