fbpx
Download Gratuito!

Download Gratuito!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Como fazer um TCC? Os 10 passos para a aprovação!

Como fazer um TCC? Os 10 passos para a aprovação!

O final do curso está chegando e você fica com aquela ansiedade, se perguntando: como fazer um TCC? Será que é difícil? Será que vou conseguir? Não terei mais finais de semana? Calma, com esses 10 passos o seu TCC não será esse castigo todo que contam por aí e conseguir a aprovação será moleza.

O que é TCC

Antes de começar, entenda o que é o TCC e porque ele é importante. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um projeto que irá comprovar a sua capacidade de exercer a profissão referente ao curso pelo qual você está passando.

É um trabalho que visa colocar em prática boa parte do que lhe foi ensinado no decorrer dos últimos anos. Alguns estudantes entendem que o TCC é algo ruim e não deveria existir, mas na verdade estão muito enganados.

O TCC é uma experiência única, e no mercado de trabalho, quanto mais experiência melhor.

MINICURSO: Projeto de TCC (Acesso liberado!) — Assistir videoaulas agora ⇐

Como funciona o TCC?

Existem bastantes diferenças na forma que um TCC é aplicado. Varia de universidade para universidade e até mesmo de curso para curso. Mas basicamente, são essas as etapas:

  1. Pré-projeto TCC: é um pequeno esboço do TCC. Em muitos lugares, recebe o nome de Projeto Integrador. Nesse pré-projeto, será informado o tema do TCC e sobre como se pretende estudá-lo.
  2. Desenvolvimento do TCC: durante meses, você irá construir todo o trabalho em etapas. Reuniões com o seu orientador(es) serão frequentes e prazos serão estabelecidos.
  3. Permissão para defesa: depois de pronto, o trabalho é avaliado pelo orientador. Ele irá definir se está apto para apresentar o TCC.
  4. Banca: nessa etapa é feita a apresentação do TCC. Normalmente para público aberto e com a presença de vários avaliadores. Será dado um tempo específico para fazer a apresentação e no final os avaliadores farão suas críticas.
  5. Pós-banca: após a defesa é feita uma reunião com seu orientador para definir se é necessário alterar algo no trabalho referente às críticas/sugestões da banca. Feito isso, você recebe o aval para a entrega final.
  6. Entrega final: é realizada a entrega final do trabalho com as correções feitas. O orientador fará uma nova leitura do trabalho e dará a nota final.
  7. Aprovação: se você conseguiu atingir a nota mínima exigida para aprovação, já pode comemorar! Agora é só fazer a festa.

O trabalho de conclusão de curso poderá ser individual ou em grupo. Isso depende da universidade e do curso e normalmente não cabe ao estudante escolher.

Geralmente os trabalhos em grupo são maiores e exigem uma elaboração mais avançada. Já os trabalhos individuais costumam ser mais simples, porém não menos importantes.

TCC é obrigatório?

Sim, é obrigatório. O trabalho de conclusão de curso é uma disciplina do seu curso como as outras. Então nada de ficar procurando “brechas em lei” ou ir atrás do que fulano disse no youtube, porque o TCC é obrigatório e ele precisa ser encarado para conseguir o tão sonhado diploma.

Mas nada de entrar em desespero. O TCC só é difícil para quem não se dedica e não é essa “tortura” toda que falam por aí. Tudo o que você precisa é seguir alguns métodos que deram certo com outros estudantes e vão continuar dando certo sempre.

Esse método é um conjunto de técnicas e dicas que quando seguidas, tornam o TCC muito mais agradável e rápido de fazer. O que você vai ver agora é o caminho para desenvolver o método ideal para o seu projeto e como consequência, atingir a aprovação.

Os 10 passos para a aprovação

Agora que você já sabe o que é um TCC, quais as suas etapas e que ele é sim obrigatório, chegou a hora de descobrir os 10 passos para conseguir a aprovação.

É o caminho para conseguir fazer um TCC mais agradável, com menos dificuldade e muito mais rápido.

Passo 01: Escolha o tema ideal

O segredo para que o TCC seja um trabalho agradável é escolher um tema que você goste e desperte a sua curiosidade.

Escolher um tema ruim é como casar com uma pessoa que você não ame ou como ter um emprego chato. Será bem cansativo e dará a impressão que fazer um TCC é uma maldição. Vai ser um pesadelo, então anote bem essa dica:

ESCOLHER O TEMA IDEAL ⭐

Gerador de temas online

Está sem ideias de qual tema escolher? Acesse este gerador de temas gratuito. Para usá-lo, basta se cadastrar e responder algumas perguntas com base no seu curso.

Com base nelas, o sistema irá gerar dezenas de possíveis temas para o seu TCC com base no curso selecionado. O legal é que esses temas são bem delimitados, você vai ter o que é isto a seguir.

Acessar o gerador!

Delimitação do tema

É importante delimitar o máximo possível o tema do seu TCC. A delimitação do tema nada mais é que criar limites, até onde você quer estudar este assunto?

Um erro muito comum cometido pela empolgação dos estudantes é querer fazer uma monografia sobre um tema enorme e também muito genérico, como por exemplo “Árvores do Brasil”. Não seria melhor fazer um tema focado em uma espécie de árvore específica, em uma região menor, como: “A importância das araucárias no clima do Oeste Paranaense”?

Então essa é a sua primeira tarefa. Escolher um tema que goste e delimitá-lo o máximo possível. Esse será o seu primeiro passo para a aprovação.

Passo 02: Organize o seu tempo

Seu orientador dará prazos e eles precisarão ser cumpridos. Esses prazos são mais que o suficientes para fazer o que for solicitado. No entanto, está na cultura do brasileiro deixar tudo para a última hora. E o resultado é esse:

  • Projeto mal acabado
  • Desorganização total
  • Stress desnecessário
  • TCC sendo feito sábado à noite
  • Excesso de erros bobos
  • Partes do trabalho sem ligação uma com a outra
  • Necessidade de contratar um formatador

Você não quer isso aconteça, certo? Então organize o seu tempo!

E como fazer isso?

  • Crie metas diárias: o que fazer amanhã? (ou na próxima vez que mexer no TCC).  Tenha essa auto pergunta como hábito e não esqueça de anotar a resposta.
  • Horário sagrado do TCC: defina um horário do dia ou da semana para fazer a sua monografia. Elimine todas as distrações possíveis e não faça nada além do Trabalho de Conclusão de Curso.
  • Não desperdice tempo: ficar moscando não leva ninguém a lugar algum. Ainda mais quando se está fazendo o TCC. Imprevistos podem acontecer, então nada de ficar bobeando.
  • Não acumule tarefas: o acúmulo de tarefas é um veneno para a sua produtividade. Evite ao máximo que isso aconteça.
  • Utilize as ferramentas que aceleram o TCC: tudo fica mais fácil quando são utilizadas as ferramentas corretas.

São dicas simples e que “todo mundo sabe”, porém são ignoradas.

Passo 03: Utilize a ferramenta certa

Recentemente um professor ficou muito famoso ao descobrir que existe um padrão na escrita do trabalho de conclusão de curso que dá certo em qualquer curso.

Depois de muita pesquisa e testes, ele transformou isso em um software orientador de TCC e até o momento mais de 21 mil alunos já se beneficiaram desse projeto. Grande parte desses, tirando notas superiores a 9 e fazendo o TCC 23x mais rápido do que quem não utiliza a ferramenta.

Esse software, denominado Monografis é capaz de mostrar para o aluno o que deve ser feito em cada parágrafo do TCC. Ele monta toda a estrutura em blocos e tudo que você precisa fazer é inserir conteúdo. O sistema também atribui uma nota a cada bloco de conteúdo e informa o que deve ser feito para melhorá-la. Ou seja, o feedback é instantâneo.

Como fazer um TCC com o Monografis

Eu quero!

⭐Professor cria plataforma WEB para ajudar alunos no TCC e ganha prêmio por destaque na área de Tecnologia e Educação

Se não bastasse isso, o software ainda conta com um “formatador automático“. Ou seja, com apenas um clique é possível exportar o TCC formatado em um arquivo Word sem nenhum problema com as Normas ABNT.

Atualmente na versão 3.0, o Monografis possui ainda essas outras funções:

  • Simulador de pré-projeto TCC
  • Gerador de temas
  • Gerador de sumário
  • Buscador de livros online
  • Diversos materiais auxiliares
  • Treinamentos em vídeo (Todos conseguem usar)
  • Integração com diversas ferramentas (gerador de referências, detector de plágio, etc)
  • Suporte com pessoas que entendem do assunto (em horário comercial)
  • Ebook TCC em Blocos (brinde)

Resumindo, quem tem o Monografis não precisa de mais nada.

O único defeito dele é que as vagas são limitadas por turma, então é preciso aproveitar enquanto elas estiverem abertas. Verifique aqui se existe alguma vaga em aberto neste momento.

Passo 04: Tenha modelos prontos e materiais a disposição

Consiga modelos prontos de TCC para saber como as coisas são feitas na prática. Avalie esses trabalhos, tente encontrar os seus pontos fortes e aqueles que poderiam ser melhores.

Com os modelos é possível ter uma noção muito melhor do que há por vir.

Já os materiais auxiliares são muito úteis em qualquer parte do TCC. Ainda mais se você travou. Aqui vai uma “listinha” de materiais espetaculares para baixar gratuitamente:

Gostou? calma que tem mais:

Ebook Grátis!

Ebook Grátis!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Não esqueça desses:

Agora não tem mais desculpa. Fazer o TCC ficou fácil! 🙂

Passo 05: Padronize a escrita

O TCC deve ser escrito em terceira pessoa no singular, com voz ativa. Com caráter formal e impessoal. SEMPRE ASSIM.

Modo errado

  1. Eu acredito que a Terra é redonda.
  2. De acordo com a minha pesquisa, 15% das pessoas aprovaram o produto.
  3. Através da soma de X com Y, eu cheguei no valor Z

Modo correto

  1. Acredita-se que a Terra é redonda.
  2. De acordo com a pesquisa realizada, 15% das pessoas aprovaram o produto.
  3. Através da soma de X com Y, chega-se no valor Z.

Recomendado ⇒ Dicas para escrita de texto acadêmico

Utilize ainda a metodologia TSAC na construção dos parágrafos. Quem utiliza o Monografis 3.0 acaba utilizando essa metodologia “sem querer” pois o software ensina o aluno sem que ele perceba.

O TSAC é abreviação de quatro pilares que cada bloco de conteúdo deve conter:

  • Tópico Frasal
  • Sustentação
  • Argumentação
  • Conclusão

Redação utilizando a Metodologia TSAC

Essa é a metodologia conhecida por eliminar as correções infinitas do TCC. Um trabalho com essas técnicas aplicadas não ficará indo e voltando para o seu orientador.

O professor Douglas Tybel é especialista nesse assunto e ensina neste artigo aqui como a técnica TSAC deve ser aplicada na elaboração do TCC.

Não deixe ainda de ler este Ebook sobre como fazer um TCC em tempo recorde utilizando a metodologia TSAC.

Passo 06: Esteja a frente do seu orientador

Existe um grande abismo entre o que você considera bom e o que o seu orientador considera bom. A grande sacada é fazer um TCC para agradar o orientador.

Uma técnica bem interessante para carimbar o TCC com uma nota alta é estudar o orientador. Como fazer isso? Talvez no início não seja possível, mas vá percebendo como ele analisa os trabalhos, as observações que faz e as correções que manda fazer. Preste atenção no que o orientador fala, nas dicas que dá. E também troque essas informações com os seus colegas.

Resumindo: conheça bem o orientador.

Aí fica fácil, é só tratar o professor orientador como se fosse um cliente. Todo bom vendedor quer agradar o seu cliente para que ele sempre volte. Faça o mesmo com o seu professor e tenha a certeza que receberá muitos elogios, mesmo se ele for um verdadeiro chato.

Passo 07: Saiba as Normas ABNT básicas

Assim como não é preciso ser um piloto profissional para poder dirigir um automóvel, também não é necessário ser um expert em Normas ABNT para conseguir a aprovação no TCC.

Mas deve-se saber pelo menos o básico para não sofrer penalidades ou cometer erros simples que custam caro e podem fazer sua nota despencar.

MODELO FORMATADO NAS NORMAS ABNT: DOWNLOAD GRÁTIS!

O que são as Normas ABNT?

São um conjunto de regras criadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas com o objetivo de criar métodos padronizados para quase tudo que você possa imaginar. Essas são as Normas ABNT que são aplicadas em trabalhos acadêmicos:

  • ABNT NBR 6022: Estrutura dos trabalhos científicos
  • ABNT NBR 6023: Referências
  • ABNT NBR 6024: Numeração progressiva das seções
  • ABNT NBR 6027: Sumário
  • ABNT NBR 6028: Resumo e Abstract
  • ABNT NBR 10520: Citações em documentos
  • ABNT NBR 14724: Trabalhos acadêmicos
  • ABNT NBR 15287: Projeto de pesquisa

A lista assusta né? Por mais que exista uma boa vontade e esforço do aluno em obedecer tudo isso, sempre há alguma coisa que passará despercebida e isso pode comprometer a nota final. Por isso a importância de utilizar o Monografis 3.0 para elaborar um TCC, ele irá auxiliar para que o trabalho não contenha erros.

Quer baixar as Normas ABNT? Clique aqui!

O que é obrigatório saber

Mesmo que você decida não utilizar o Monografis ou não consiga uma vaga,  não precisa se desesperar. Basicamente, você deve DOMINAR essas coisinhas aqui para não ter problemas com o seu orientador:

  • Saber fazer citações (indireta e direta) e referências.
  • Saber as regras de formatação (títulos, parágrafos, fonte, espaçamento, recuo, margens, alinhamento).
  • Saber utilizar a linguagem correta.

Ainda é bastante coisa, mas aqui no blog temos artigos e materiais ensinando como fazer cada um desses itens acima de forma bem detalhada. Bem como os materiais disponibilizados anteriormente.

Passo 08: Aprenda os segredos da formatação

O segredo da formatação é entender que não existe segredo algum e que é MUITO SIMPLES formatar um TCC. Aqui no blog é possível aprender tudo sobre a formatação de um trabalho acadêmico, desde as coisas mais básicas até as mais avançadas. Basta espiar os nossos tutoriais.

O que é preciso aprender obrigatoriamente para formatar um TCC no Word?

Dominando essa listinha acima, seus problemas com formatação serão praticamente extintos.

Não se preocupe com os elementos pré-textuais. É só pegar um modelo pronto e editar. As vezes o próprio orientador fornece esses modelos. Mas se ele não for tão bonzinho, é só voltar ao Passo 04 e pegar os nossos modelos disponibilizados.

MODELO FORMATADO NAS NORMAS ABNT: DOWNLOAD GRÁTIS!

Passo 09: Plagiar JAMAIS

Cair na tentação do plágio é um ato imperdoável no mundo acadêmico. A reprovação é certa. O mesmo vale para quem compra o TCC pronto achando que é seguro. Na verdade isto é um crime e pode acarretar em consequências muito graves.

Normalmente quem plagia algo está travado no TCC. A solução para isto está no botão abaixo:

A Solução

Só clique se precisar fazer um TCC à prova de plágio.

Como fazer um TCC sem plágioO plágio sempre é descoberto.

Por isso não resolva brincar em desafiar a sua universidade ou o seu orientador. Eles possuem softwares profissionais que detectam tudo.

Passo 10: Faça uma apresentação perfeita

É comum que quando chegar na época de apresentação do TCC a exaustão tenha tomado conta do seu corpo. Isso é muito normal.

Na fase final do trabalho você pode estar sem energias e com a vitalidade baixa devido ao excesso de correções, formatação, problemas, imprevistos e a terrível ansiedade pré-banca.

Parece que tudo resolveu acontecer na mesma época. Na mesma semana, no mesmo dia. O bom disso é que depois de resolvido, você sentirá uma leveza absurda. Como se tirassem uma mochila cheia de pedras das suas costas.

Então se prepare para esse período!

Os problemas com o seu TCC podem ser facilmente resolvidos com as dicas anteriores. E a ansiedade pré-banca pode ser eliminada com essas 11 dicas para fazer uma apresentação de banca extraordinária.

Na maioria dos casos, o problema está na falta de confiança em falar em público, em ter que se expor e debater com os avaliadores da banca. Não deixe de baixar o Ebook 47 dicas para falar em em público que podem ser aplicadas agora mesmo.

A apresentação do TCC é a última parte que exige um pouco mais de dedicação. Você conseguiu nadar um oceano inteiro, não morra na praia! Agora é a hora de dar tudo de si e não medir esforços para fazer uma apresentação memorável.

Considerações finais

O TCC é uma preparação para a sua vida profissional e necessita de muito empenho e dedicação. Seguir as 10 dicas para conseguir a aprovação é fundamental para fazer o TCC em menos tempo, com menos esforço e menos complicação.

São muitos os detalhes que fazem parte de um TCC. Porém isso não faz dele um trabalho difícil. Talvez antigamente fosse, hoje não é mais. Com tanta informação, só passa sufoco fazendo uma monografia quem quer.

O botão a seguir é a última oportunidade de:

  • Salvar os finais de semana
  • Fazer o TCC sem travar
  • Não se preocupar com formatação
  • Desenvolver um trabalho à prova de plágio
  • Receber elogios do orientador e dos avaliadores da banca

Mais de 21.000 pessoas comuns já aproveitaram, se eles conseguiram você também consegue!

Eu quero!

Um abraço e bons estudos!

Gostou do artigo? Compartilhe!

Aprovar no TCC utilizando o MonografisQuer conhecer essa história? Clique aqui!

 

Ebook Grátis!

Ebook Grátis!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Professor Bruno H. Nindenberg
Professor Bruno H. Nindenberg

Minha missão é te mostrar o caminho para que você consiga desenvolver um TCC do começo ao fim sem travar em nenhuma etapa.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais popular
comentários mais quente
1 Autores dos comentários
Fernanda Karolina Autores de comentários recentes
  Inscreva-se  
Mais recente Mais antigo Mais votado
Notificar de
Fernanda Karolina
Visitante
Fernanda Karolina

Agradeço pelos materiais que você disponibilizou, estão me ajudando muito a fazer o TCC.