fbpx
Download Gratuito!

Download Gratuito!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

11 dicas para fazer uma apresentação de TCC extraordinária

11 dicas para fazer uma apresentação de TCC extraordinária

Enfrentar a banca é uma das partes mais desafiadoras do trabalho de conclusão de curso. Apresentar o TCC para alguns é uma tarefa simples, mas para muitos esse é um momento que causa ansiedade e desespero.

Falar em público é mesmo um desafio capaz de tirar qualquer um de sua zona de conforto. Mas você sabia que não é apenas falar bem em público que fará a sua apresentação de TCC ser fantástica?

É por isso que separamos 11 dicas e um bônus para que você surpreenda todos e faça uma apresentação extraordinária. Não perca!

Atenção especial aos slides

slides de TCC
Imagem: Iconicbestiary

Nos slides deve-se tomar vários cuidados. Não colocar muito texto, é um ponto primordial. Ao invés de textos, utilize tópicos. Os slides servem para guiar o púbico e você através dos principais tópicos da apresentação, então menos é mais.

Se for inserido muito texto, as pessoas começarão a ler o slide e não prestarão atenção na sua fala. E em alguns momentos elas não conseguirão ler todo o slide, e assim ficarão perdidas.

Outra dica é colocar imagens sempre que possível. Mas cuide para não extrapolar. Isso chama a atenção positivamente. As pessoas gostam de imagens, então aproveite-se disso.

Aprenda a fazer Slides Profissionais de forma simples e rápida. Clique aqui e saiba mais!

Poucos detalhes é a terceira recomendação sobre os slides. Quando existem muitos detalhes, a atenção do seu público é desviada. Por isso coloque apenas o necessário.

Cuidado com as cores do tema. As cores possuem relação com a mensagem que você quer dar aos seus espectadores. Tem também a ver com o tema ou assunto do TCC. Por isso estude as cores que serão aplicadas nos slides. E cuide para não escolher cores muito pesadas, elas fazem a apresentação se tornar cansativa. Exemplos: Fundo preto com fonte amarela; fundo amarelo com fonte vermelha. Enfim, tenha um bom gosto.

O tamanho da fonte é outro ponto muito importante. O tamanho de fonte ideal em apresentações é aquele em que as pessoas da última fileira da plateia consigam ler sem forçar a visão.

É claro que em alguns momentos isto pode não ser possível. Mas de qualquer forma faça testes.

Recapitulando as dicas para os slides:

  • Tópicos ao invés de textos
  • Insira imagens
  • Poucos detalhes
  • Escolha cores agradáveis
  • Tamanho da fonte ideal

Agradar os avaliadores

Como agradar os avaliadores de banca

Os avaliadores de banca adoram receber algum agrado, mesmo que seja o mais simples possível. Você pode fazer isso dando um simples bombom ou alguma lembrancinha relacionada com o seu trabalho de conclusão de curso.

Outra forma é decorar o local da banca com banners ou alguma demonstração real do seu trabalho, isso dará uma impressão de capricho a mais. Se for fazer isso, não esqueça que tudo deve ser fácil para colocar e retirar, no caso de haver outras apresentações.

Escolha da roupa

Roupa para apresentar o TCC
Imagem: Macrovector

A roupa é uma questão polêmica, alguns defendem que ela seja especial, outros que não importa muito. A recomendação aqui é utilizar uma roupa relacionada com o tema do TCC e que ao mesmo tempo seja confortável.

Se for um trabalho de conclusão de curso em grupo, a dica é que todos usem uma roupa igual. Isso irá passar uma mensagem de que a equipe é organizada. Em alguns cursos, isto pode inclusive ser uma exigência do coordenador.

  • Roupa relacionada com o tema
  • Precisa ser confortável
  • Roupa padronizada se for trabalho em grupo

Autoestima

autoestima apresentação tcc
Imagem: Makyzz

Você que vai defender o TCC provavelmente não aguenta mais olhar para esse trabalho. Todos sabem que ele foi desgastante e você está cansado, mas só falta mais um pouquinho para tudo estar pronto.

Então demonstre animação. Faça de conta que é um vendedor e quem estiver presente são os seus potenciais clientes. Convença-os de que o seu produto (TCC) é bom.

Agora é a hora de dar aquele gás a mais, não economize suas energias nesse momento.

Tempo de apresentação do TCC

tempo de apresentação do TCC
Imagem: Iconicbestiary

Respeitar o tempo de apresentação é fundamental se você não quer ter a apresentação interrompida por extrapolar o limite. Até existe uma margem de tolerância, mas no geral é preciso seguir essa regra à risca.

A melhor forma de conseguir fazer isso é treinando. Treine a apresentação várias vezes e utilize um cronômetro para descobrir quanto tempo você está levando.

Então analise se é necessário diminuir ou aumentar esse tempo. O ideal é que ele fique bem próximo ao tempo estabelecido pelo seu orientador e existir uma margem para possíveis imprevistos.

Quando é um TCC em grupo, esse treinamento precisa ser levado mais a sério ainda, porque daí não é apenas uma pessoa, mas sim várias. E todas precisam estar em sintonia.

Tome cuidado para não acelerar a fala só para se adequar ao tempo, pois isto passaria uma impressão de nervosismo. Prefira eliminar algum trecho da apresentação nesse caso.

  • Respeitar o tempo
  • Treinar com cronômetro
  • Treinar várias vezes
  • Eliminar algum trecho se necessário
  • Apresentar em sintonia se for em grupo
  • Cuidar para não falar aceleradamente

Treino

Treinar apresentação do TCC
Imagem: Vectorpocket

No item anterior falamos de treinar o tempo, mas ainda deve-se atentar a mais detalhes. Será utilizado microfone? Será utilizado um passador de slides sem fio ou vai ser no teclado mesmo? Quem vai apresentar o que? Em que ordem?

Enfim, treine qualquer detalhe que possa se tornar algum empecilho na apresentação. Por exemplo se você nunca falou em um microfone, peça para o seu orientador um horário para fazer um treinamento no local da apresentação, com o microfone. Isto vai ser importante para que o seu tom de voz e até mesmo a distância do microfone e a sua boca possam ser ajustados.

Algumas pessoas estranham a voz gravada ou quando é utilizado um microfone, e isso poderá atrapalhar na apresentação do TCC. Portanto treine e se acostume com ele, caso vá ser utilizado.

Falar com naturalidade

Falar com naturalidade na banca
Imagem: Freepik

Ninguém quer ver robôs apresentarem o TCC, por isso fale naturalmente na apresentação. Para que isso aconteça, o ideal é que as suas frases não sejam decoradas.

Então evite decorar. Guie-se pelos tópicos dos slides.

Se o seu medo é de esquecer alguma coisa na hora da apresentação, saiba que isso é muito mais fácil de acontecer se você estiver tentando decorar tudo o que será apresentado.

  • Falar naturalmente
  • Não decorar a apresentação
  • Guiar-se pelos tópicos

Olhar para o seu público

Olhar para o público da banca
Imagem: Iconicbestiary

Grande parte dos alunos tem a mania de fazer as apresentações como se só houvesse o professor na sala, ou nesse caso os avaliadores da banca. Eles são importantes, mas é preciso apresentar para todos.

Tente tratar os avaliadores como apenas uma parte do público presente. Os avaliadores não gostam quando recebem a atenção exclusiva do apresentador.

Eles podem se sentir constrangidos por causa disso, e a sua nota com certeza será influenciada.

Seja um exímio palestrante.

  • Olhar para todo o público
  • Evitar focar em apenas alguma pessoa

Estudar bem o seu trabalho

Estudar a apresentação do TCC
Imagem: Freepik

Domine o tema sobre o qual está apresentando, isso é obrigatório. Os avaliadores farão perguntas sobre qualquer parte do seu trabalho. Então prepare-se para responde-las.

Existem algumas perguntas que são clichês, essas são sua obrigação ter uma resposta pronta. Se você assistiu bancas do semestre passado ou de outros semestres, saberá quais são essas perguntas.

Tente ainda se colocar na posição de avaliador. Pense em quais perguntas você faria se estivesse avaliando o trabalho. E encontre as respostas para elas.

Em trabalhos de conclusão de curso em grupo, é importante destacar também que todos devem estudar bem o trabalho. O avaliador pode solicitar que determinado integrante responda o que ele perguntar.

  • Estudar todo o trabalho
  • Preparar-se para as perguntas
  • Descobrir as perguntas clichês

Postura

Postura na apresentação de TCC

A postura conta muito para transmitir uma boa impressão ao público presente. Tente gesticular sempre que possível e jamais coloque a mão no bolso em uma apresentação de TCC.

Procure também não ficar em posição de estátua, parecendo um morto falando. Mecha-se e faça contato visual com toda a sua plateia.

  • Utilizar gestos
  • Nunca colocar a mão no bolso
  • Mover-se

Elimine as palavras repetidas

Ninguém merece assistir a apresentação de alguém que repete algumas palavras o tempo todo. Se você tem a mania de utilizar excessivamente algum termo, treine para que isso não aconteça na sua banca.

Uma forma de resolver é procurando sinônimos. No site sinonimos.com.br é possível encontrar sinônimos de qualquer palavra da língua portuguesa. Outra maneira talvez seja lendo mais, porém isto seria uma medida para média a longo prazo.

  • Não repetir palavras excessivamente
  • Treinar palavras substitutas

Bônus: 47 dicas valiosas para falar bem em público

Falar bem em público será sempre essencial para fazer uma apresentação de TCC perfeita. Se isso é um problema para você, é seu dever procurar a solução agora!

O Ebook Oratória na Prática mostra como fazer grandes apresentações utilizando 47 dicas simples, mas altamente eficazes.

Ebook Oratória na Prática

Edmar Almeira é uma das referências quando o assunto é falar bem em público. Ele acredita que todos podem se comunicar efetivamente, mesmo uma pessoa tímida ou que se comunica mal.

Em seu ebook ele mostra como aplicar suas técnicas imediatamente e eliminar os erros que você comete ao falar em público. Faça a leitura dele antes de apresentar a banca e tenha a certeza de que irá se sair bem.

Baixar agora

No ebook você vai aprender:

  • O que é oratória e como fazer o seu marketing pessoal
  • Exercícios para melhorar a dicção e respiração
  • Como gerenciar o tempo
  • Criar Checklist para não dar branco na apresentação
  • Fazer pausas no momento certo
  • O poder dos ensaios
  • 47 dicas de oratória
  • E muito mais!

Para fazer o download deste ebook, clique aqui.

Aproveite que baixando hoje, você ainda recebe um bônus extra!

Ebook Grátis!

Ebook Grátis!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Professor Bruno H. Nindenberg
Professor Bruno H. Nindenberg

Minha missão é te mostrar o caminho para que você consiga desenvolver um TCC do começo ao fim sem travar em nenhuma etapa.

1 Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *