fbpx
Download Gratuito!

Download Gratuito!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

6 problemas que não precisam existir no seu TCC

6 problemas que não precisam existir no seu TCC

Em qual parte do trabalho de conclusão de curso você está? Seja lá qual for, no começo, no meio, no final, ou até mesmo se nem tiver começado, existem problemas muito comuns em todas as etapas do TCC. Só que eles não precisam existir no seu!

O que você vai ver aqui são os 6 problemas mais comuns e a solução para cada um deles.

É difícil encontrar alguém que fez o TCC e que não teve ao menos um deles incomodando.

Erros de formatação

A formatação do TCC é uma parte que muitos travam. São centenas de regras da ABNT para obedecer, junto com a falta de habilidade em editores de texto, como o Word. E os professores cobram muito, alguns são tão neuróticos que dão mais importância para a formatação que o próprio conteúdo do trabalho.

Formatação ABNT

Se você for analisar, essa parte é ridícula de fácil. Na verdade, é a parte mais simples do TCC. Mas muitos não se interessam em aprender porque alguém disse que essas regras são chatas e difíceis.

Hoje existem programas que realizam tudo isso de forma automatizada. Por exemplo, essa ferramenta aqui formata o trabalho sozinho e todas as Normas ABNT atualizadas serão aplicadas no TCC.

Ou ainda, aqui no TCC Descomplicado nós temos muitos artigos ensinando a formatar trabalhos acadêmicos conforme as Normas ABNT exigem, é só procurar.

Ao contrário do que muitos pensam, entregar um TCC com muitos erros de formatação pode causar a reprovação.

Falta de saber o que fazer

Esse é um problema clássico. O aluno recebe as “orientações” do professor, e na hora de colocar a mão na massa, dá aquele branco desgraçado. O trabalho não sai do lugar. Afinal, por onde começar? O que é certo e o que é errado?

Como fazer um TCC
Criado por Dooder

É uma situação muito parecida com aquele desenho “A caverna do dragão”, onde um grupo de jovens recebe dicas inúteis de um “velho sábio” que se diz bonzinho e que desaparece do nada sem dar a informação completa.

Em todo lugar é assim, se você se sente perdido no TCC e o seu orientador é um “mestre dos magos”, a solução é utilizar o Monografis 3.

É difícil explicar em uma linha do que se trata essa ferramenta, mas basicamente é um software que faz a orientação passo a passo da escrita do seu trabalho de conclusão de curso, e se precisar de ajuda é possível falar com pessoas reais que irão resolver o seu problema.

Falta de referências

Bibliografia ABNT online

Normalmente, com a biblioteca da própria Universidade já é possível fazer um TCC bem completo em questão de referências. Mas hoje, na internet é possível consultar milhares de livros e ebooks gratuitamente. Como por exemplo no Google Livros.

Há ainda opções como a Biblioteca Digital Brasileira e o Domínio Público que são ótimas fontes de referências para utilizar no seu TCC.

E se você quiser, ainda é possível apelar para qualquer site, ou até mesmo outras mídias online, como um simples tweet. Desde que seja indicada a fonte da forma correta, que o material seja verídico e tenha a ver com o assunto do trabalho.

Falta de tempo

Dedicar 1 hora por dia é mais que o suficiente para fazer um TCC com folga de tempo na maioria dos casos. É claro que essa hora precisa ser produtiva. Ficar sem fazer nada por esse tempo não irá adiantar.

Como fazer um TCC no prazo

Veja como você pode aumentar a produtividade na hora de fazer o TCC:

  • Evite distrações: desligue a televisão, o celular (se possível) e nem pense em ficar olhando nas Redes Sociais. Foque apenas no seu trabalho de conclusão de curso.
  • Sem interrupções: É melhor encarar 1 hora inteira de TCC, que 20 minutos aqui, mais 10 daqui a pouco e mais 30 sabe-se lá quando.
  • Faça apenas o TCC: não tente fazer o TCC junto com outras coisas, a tendência é que você acabe fazendo tudo mal feito.
  • Avise seus familiares para não perturbar: não tem coisa pior que tentar se concentrar com um monte de gente chamando, gritando, ou até mesmo passando por perto. Sua produtividade irá cair lá em baixo se essa situação for frequente em sua casa. Então avise as pessoas que moram com você, que esse trabalho é muito importante e que exige concentração.
  • Não olhe no relógio: Apesar de termos definido um horário, não quer dizer que ele precisa ser exato. Alguns dias esse tempo pode ser menor, em outros, maior.
  • Escolha um horário que você produz melhor: existem determinados horários que você irá ter um pico de produtividade e em outros não conseguirá sair do zero. Procure se conhecer.
  • Divida o TCC em blocos: uma das formas mais eficientes de aumentar a produtividade é dividindo o TCC em blocos. Tudo é feito em blocos, desde um simples parágrafo, a um capítulo inteiro. Para isso existe uma técnica.

Ficar reescrevendo o TCC por ordem do orientador

Os alunos acham que os seus professores são chatos e só querem dar mais trabalho. Não tiro a razão desse pensamento, aliás alguns querem dificultar mesmo.

Só que na maioria dos casos é realmente o aluno que está fazendo errado, mas não consegue perceber. Aliás, não o ensinaram como fazer certo.

Revisão do TCC

Para que este problema não ocorra, utilize a metodologia de escrita TSAC. Se você não a conhece (provável), saiba que ela é uma abreviação desses quatro fundamentos:

  • T – Tópico Frasal
  • S – Sustentação
  • A – Argumentação
  • C – Conclusão

Essa técnica é geralmente ensinada em cursos de jornalismo. Nos demais, raramente o aluno tem acesso a ela. Você também não encontrará nada sobre isto em livros de metodologia.

Para a sua sorte, um professor orientador chamado Douglas Tybel tem ensinado em seu blog como aplicar o TSAC no TCC e dar adeus às correções infinitas.

Se o seu trabalho está indo e voltando para o orientador, e sempre há muitas correções para fazer, não deixe de ler sobre a metodologia acima.

Ter medo de apresentar o TCC

Como apresentar o TCC na banca

O medo de encarar a banca é comum. Tem que ver qual é o seu medo referente a esse assunto. Ele pode ser um, ou vários desses:

  • Medo do trabalho estar mal feito
  • Medo de levar uma sapecada dos avaliadores
  • Medo de falar em público
  • Medo de esquecer alguma coisa

Para todos esses medos, existem soluções. Se o trabalho foi mal feito, não há muito o que fazer, o jeito é ir para o tudo ou nada. Mas geralmente, se você está liberado para defender o trabalho, é porque as chances de aprovação são enormes.

Sobre levar uma enxurrada de críticas dos avaliadores ou de dar um branco na hora da apresentação, leia este artigo com 11 dicas para fazer uma apresentação de banca extraordinária.

E para o medo de falar em público, a solução é o treinamento. Não tem outra forma, ninguém nasceu palestrante ou já sendo um apresentador profissional. Essas pessoas foram errando e corrigindo até chegar onde estão.

Talvez um material bastante útil para você neste momento é o ebook grátis da Lídia Gonçalves que mostra como corrigir os 4 erros que você comete ao falar em público.  Sem cometê-los, sua confiança será muito maior na hora da apresentação.

Monografis oferta87 - 6 problemas que não precisam existir no seu TCC

Ebook Grátis!

Ebook Grátis!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Professor Bruno H. Nindenberg
Professor Bruno H. Nindenberg

Minha missão é te mostrar o caminho para que você consiga desenvolver um TCC do começo ao fim sem travar em nenhuma etapa.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *