Dicas de como fazer um bom TCC de Publicidade e Propaganda
Precisa fazer um TCC de Publicidade e Propaganda? Então veja estas dicas de como elaborar um bom TCC nessa área e surpreenda a todos.
Depois de anos de estudos e dedicação, finalmente chegou a reta final, a época da realização e entrega do TCC. E se você está cursando Publicidade e Propaganda, muitas dúvidas podem surgir neste momento.
O TCC para este curso, a princípio, pode parecer prático de se fazer, afinal de contas, na teoria é só escolher um cliente e criar uma campanha de divulgação, mas na prática não é assim tão simples.
Além do convívio com outras pessoas, caso não seja uma monografia, também será necessário colocar em prática tudo o que você aprendeu desde o primeiro semestre da faculdade como: pesquisas de mercado, planejamento de mídia, ações de marketing, design, fotografia, audiovisual, e muito mais!
Inclusive, profissionais que estudam publicidade e propaganda podem se especializar em serviços como otimização de sites para complementar o trabalho.
Durante o TCC você terá um profissional orientador que ajudará você e seus colegas de grupo a realizarem o trabalho, porém é importante ter em mente que vocês terão que se dedicar muito para não terem problemas durante a realização do projeto.
Quer conferir algumas dicas de como fazer um bom TCC para o curso de Publicidade e Propaganda? Confira o restante do post!
Aprenda a fazer um bom TCC de Publicidade e Propaganda
Existem diferentes possibilidades de entrega do TCC, como apresentação em grupo ou monografia, por exemplo.
No entanto, as opções disponíveis vão depender muito de cada universidade ou faculdade.
Para te ajudar, confira abaixo as dicas que separamos para você:
Escolha um bom tema
A escolha do tema costuma gerar dúvida em muitos estudantes, mas é muito normal que isso aconteça, pois todo o trabalho será construído a partir dessa decisão.
A melhor forma de você escolher o tema ideal do seu TCC é escolher um que tenha te chamado a atenção durante o curso.
Em algumas universidades, a realização do trabalho de conclusão demora 1 ano, logo é importante que você trabalhe em cima de um tema que tenha afinidade.
Você pode escolher desde o reposicionamento de uma marca, até o lançamento de uma linha sustentável, por exemplo.
Escolha um cliente acessível
Isso também pode variar de acordo com cada faculdade, mas normalmente, os alunos podem escolher os clientes para a realização do trabalho.
Caso você queira fazer sobre uma marca muito grande, pode ser que tenha uma certa dificuldade para entrar em contato com alguém para te ajudar, e isso será muito importante durante a realização do TCC.
A não ser que você trabalhe na empresa, ou tenha algum contato dentro dela, o ideal é que procure por um cliente menor.
Dessa forma, além de ter um contato mais fácil com o cliente, você terá diversas possibilidades de campanha, já que muitos clientes menores não costumam investir em grandes campanhas, principalmente quando falamos em TV e rádio.
Mantenha uma relação agradável com o profissional orientador
Como falamos um pouco acima, você terá um (a) orientador (a).
Esse professor será essencial para o desenvolvimento do seu TCC.
No entanto, não será você que o escolherá e sim a faculdade.
Isso significa que pode ser que seja aquele (a) professor (a) que você não tem muita afinidade ou teve algum problema durante o curso.
Caso isso aconteça, lembre-se que o foco é seu TCC e é importante manter uma boa relação com ele nesse momento.
Também é essencial que você e seus colegas compareçam nos horários marcados para orientação e tire todas as suas dúvidas.
Faça um bom cronograma
Você terá que aplicar tudo o que aprendeu durante o curso, logo terá diversas etapas e atividades a seguir.
Não ter um bom cronograma e segui-lo costuma ser um dos erros mais comuns entre os estudantes universitários.
Faça as entregas dentro dos prazos estabelecidos para assim evitar o acúmulo de atividades e entregas em cima da hora.
Coloque tudo nas regras ABNT
Conforme você for entregando as etapas do TCC, já coloque todo o conteúdo nas regras ABNT.
Deixar para passar tudo para as regras apenas no final do trabalho é algo que além cansativo e estressante, também pode gerar custo, já que muitos alunos acabam tendo que pagar alguém para fazer essa parte.
Isso acontece porque passar o conteúdo para as regras ABNT é algo que demanda muita atenção e tempo.
Dica bônus para TCC de Publicidade e Propaganda em grupo
Ao se optar por realizar o TCC de Publicidade e Propaganda em grupo é necessário ter muita paciência e organização.
Isso acontece porque muitos estudantes ingressam no mercado de trabalho durante a faculdade e muitas vezes acabam sobrecarregadas por já trabalharem em agências, sendo necessário conciliar as duas coisas.
Por esse motivo, é essencial que exista muito comprometimento de todos os integrantes do curso e muita conversa, caso seja necessário. Brigas costumam ser muito comuns durante um TCC, principalmente nos últimos meses, que todos já estão muito cansados.
Algumas vezes é necessário até mesmo criar site, e nesse caso, se nenhum dos integrantes ficar responsável por isso, procurar por um profissional para fazer a criação é a melhor opção.
Lembre-se de que essa é uma fase cansativa, porém que passará muito rápido.
Veja também:
Ebook Grátis!
Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários