Download Gratuito!

Download Gratuito!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Dicas de como fazer um bom TCC de Publicidade e Propaganda

Precisa fazer um TCC de Publicidade e Propaganda? Então veja estas dicas de como elaborar um bom TCC nessa área e surpreenda a todos.

Dicas de como fazer um bom TCC de Publicidade e Propaganda

Depois de anos de estudos e dedicação, finalmente chegou a reta final, a época da realização e entrega do TCC. E se você está cursando Publicidade e Propaganda, muitas dúvidas podem surgir neste momento.

O TCC para este curso, a princípio, pode parecer prático de se fazer, afinal de contas, na teoria é só escolher um cliente e criar uma campanha de divulgação, mas na prática não é assim tão simples.  

Além do convívio com outras pessoas, caso não seja uma monografia, também será necessário colocar em prática tudo o que você aprendeu desde o primeiro semestre da faculdade como: pesquisas de mercado, planejamento de mídia, ações de marketing, design, fotografia, audiovisual, e muito mais!

Inclusive, profissionais que estudam publicidade e propaganda podem se especializar em serviços como otimização de sites para complementar o trabalho. 

Durante o TCC você terá um profissional orientador que ajudará você e seus colegas de grupo a realizarem o trabalho, porém é importante ter em mente que vocês terão que se dedicar muito para não terem problemas durante a realização do projeto. 

Quer conferir algumas dicas de como fazer um bom TCC para o curso de Publicidade e Propaganda? Confira o restante do post!

Aprenda a fazer um bom TCC de Publicidade e Propaganda

Veja dicas para elaborar um TCC em publicidade e propaganda

Existem diferentes possibilidades de entrega do TCC, como apresentação em grupo ou monografia, por exemplo.

No entanto, as opções disponíveis vão depender muito de cada universidade ou faculdade.

Para te ajudar, confira abaixo as dicas que separamos para você: 

Escolha um bom tema

A escolha do tema costuma gerar dúvida em muitos estudantes, mas é muito normal que isso aconteça, pois todo o trabalho será construído a partir dessa decisão.

A melhor forma de você escolher o tema ideal do seu TCC é escolher um que tenha te chamado a atenção durante o curso.

Em algumas universidades, a realização do trabalho de conclusão demora 1 ano, logo é importante que você trabalhe em cima de um tema que tenha afinidade.

Você pode escolher desde o reposicionamento de uma marca, até o lançamento de uma linha sustentável, por exemplo.

Escolha um cliente acessível

Isso também pode variar de acordo com cada faculdade, mas normalmente, os alunos podem escolher os clientes para a realização do trabalho.

Caso você queira fazer sobre uma marca muito grande, pode ser que tenha uma certa dificuldade para entrar em contato com alguém para te ajudar, e isso será muito importante durante a realização do TCC.

A não ser que você trabalhe na empresa, ou tenha algum contato dentro dela, o ideal é que procure por um cliente menor.

Dessa forma, além de ter um contato mais fácil com o cliente, você terá diversas possibilidades de campanha, já que muitos clientes menores não costumam investir em grandes campanhas, principalmente quando falamos em TV e rádio.

Mantenha uma relação agradável com o profissional orientador

Como falamos um pouco acima, você terá um (a) orientador (a).

Esse professor será essencial para o desenvolvimento do seu TCC.

No entanto, não será você que o escolherá e sim a faculdade.

Isso significa que pode ser que seja aquele (a) professor (a) que você não tem muita afinidade ou teve algum problema durante o curso.

Caso isso aconteça, lembre-se que o foco é seu TCC e é importante manter uma boa relação com ele nesse momento.

Também é essencial que você e seus colegas compareçam nos horários marcados para orientação e tire todas as suas dúvidas.

 Faça um bom cronograma

Você terá que aplicar tudo o que aprendeu durante o curso, logo terá diversas etapas e atividades a seguir.

Não ter um bom cronograma e segui-lo costuma ser um dos erros mais comuns entre os estudantes universitários.

Faça as entregas dentro dos prazos estabelecidos para assim evitar o acúmulo de atividades e entregas em cima da hora.

Coloque tudo nas regras ABNT

Conforme você for entregando as etapas do TCC, já coloque todo o conteúdo nas regras ABNT.

Deixar para passar tudo para as regras apenas no final do trabalho é algo que além cansativo e estressante, também pode gerar custo, já que muitos alunos acabam tendo que pagar alguém para fazer essa parte.

Isso acontece porque passar o conteúdo para as regras ABNT é algo que demanda muita atenção e tempo.

Dica bônus para TCC de Publicidade e Propaganda em grupo

Ao se optar por realizar o TCC de Publicidade e Propaganda em grupo é necessário ter muita paciência e organização.

Isso acontece porque muitos estudantes ingressam no mercado de trabalho durante a faculdade e muitas vezes acabam sobrecarregadas por já trabalharem em agências, sendo necessário conciliar as duas coisas.

Por esse motivo, é essencial que exista muito comprometimento de todos os integrantes do curso e muita conversa, caso seja necessário. Brigas costumam ser muito comuns durante um TCC, principalmente nos últimos meses, que todos já estão muito cansados.

Algumas vezes é necessário até mesmo criar site, e nesse caso, se nenhum dos integrantes ficar responsável por isso, procurar por um profissional para fazer a criação é a melhor opção. 

Lembre-se de que essa é uma fase cansativa, porém que passará muito rápido.

Veja também:

5/5 - (2 votes)

Tags:

Ebook Grátis!

Ebook Grátis!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.