fbpx
Download Gratuito!

Download Gratuito!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Temas para TCC – Dicas de como escolher o melhor tema de TCC

Temas para TCC – Dicas de como escolher o melhor tema de TCC

Já imaginou escolher um assunto de TCC que você odeia e ter que ficar alguns semestres elaborando uma pesquisa em cima dele? É essa uma das situações que ocorrem com quem escolhe um tema para TCC aleatoriamente ou apressadamente. É uma das formas mais erradas de iniciar um trabalho de conclusão de curso.

Para evitar este problema, veja a seguir como formar um tema em 4 passos e dicas para não errar na seleção entre os temas para monografia que você conseguir formular.

Deixaremos também algumas listas de temas para TCC de diversas áreas para que você possa se inspirar e o acesso ao formulário gerador de ideias, que poderá auxiliar na formulação do seu tema de TCC.

Como não errar na seleção entre os temas para monografia?

Para acertar na escolha do tema para TCC, deve-se procurar por um assunto que você goste e se identifique, que possua conteúdo para ser utilizado como referencial teórico e que seja relevante para a área de formação

Antes de partirmos para o passo a passo sobre como formar um tema de TCC, conheça essas dicas para não fazer a escolha errada.

Afinal, não basta apenas formular uma boa ideia, será preciso enquadrá-la em uma série de pontos que irão definir se elaborar uma pesquisa sobre este tema é viável ou não.

As três perguntas de ouro

Se você quer escolher um bom tema de TCC, faça essas três perguntas abaixo. Se as respostas forem positivas, as chances de você ter encontrado um ótimo tema para elaborar o seu projeto são altíssimas.

As três perguntas são:

  • Você gosta ou se identifica com o assunto? escolher um tema de TCC que se enquadre em uma resposta positiva para esta pergunta é fundamental para tornar o trabalho mais agradável e aumentar a sua produtividade. Caso contrário, o TCC será apenas um trabalho chato para você.
  • Existe conteúdo para utilizar na pesquisa? existem pesquisas anteriores sobre este assunto? Há bons autores para utilizar como embasamento teórico? Você precisa analisar isto com antecedência ou poderá se complicar mais para frente. Um bom lugar para fazer esta análise é pesquisar artigos relacionados no Google Acadêmico.
  • O tema possui alguma relevância para a sua área de formação? o assunto precisa ser importante para a sua área ou pelo menos ter uma relação forte com ela, caso contrário ele será irrelevante e talvez nem seja aceito.

Algumas dicas extras

  • Não queira abraçar o mundo: desenvolva um tema bem específico, com um foco de estudos pequenos. É possível fazer isto através da delimitação do tema.
  • Não tenha medo de inovar no assunto: não há motivos para relutar em escolher um assunto “diferente”. Sua monografia é uma ótima oportunidade de pensar fora da caixinha, mas desde que a ideia se enquadre nas três perguntas acima.
  • Evite pedir opiniões de terceiros: outras pessoas darão sugestões com base nos princípios delas, no que elas acham legal e importante ou não… porém entenda que você é quem irá desenvolver a pesquisa, não elas. Portanto se te empurrarem uma “bomba”, ela irá explodir na sua mão.

Temas para TCC: Como formar um tema?

Para desenvolver temas para TCC, uma metodologia recomendada é criar uma lista de ideias, em seguida selecionar as melhores com base nas perguntas de ouro reveladas anteriormente e escolher a ideia que mais agrada. Para finalizar é realizada a delimitação do tema, que irá tornar o tema (amplo) em algo bem específico.

Veja agora como formar um tema de TCC passo a passo. Serão aplicados quatro passos simples e bem fáceis.

A recomendação é que você não deixe para fazer isto em cima da hora, pois a pressão do prazo terminando certamente irá afetar a sua criatividade.

Passo 01: Lista de ideias

O objetivo é criar uma lista com dezenas de assuntos que você goste. Em um primeiro momento não precisa ser necessariamente relacionada com o seu curso, mas se forem é melhor.

Sempre que pensar em algo legal, anote.

Você também poderá dedicar um tempo apenas para pensar nesses assuntos, porém a tendência é que as ideias não apareçam. Caso o TCC seja em grupo, a possibilidade de realizar um brainstorming (tempestade de ideias) poderá ser uma boa sacada.

Quando a lista estiver bem “grandinha”, pare por um momento e siga para o passo 02.

Passo 02: A filtragem de ideias

Nesta etapa, você irá eliminar as ideias “ruins” através de alguns filtros e ficará apenas com as que forem úteis para formular um tema de TCC.

Filtro 01: É possível relacionar este assunto com a minha área de formação?

Se a resposta for um sim de cara, é provável que o assunto possua uma relação muito forte com a sua área. Se for um não, pense um pouco mais antes de descartá-la. Será que existe algum outro assunto, que se for unido com este poderá criar uma relação com a profissão cursada?

Veja um exemplo simples:

Assunto: Chuveiro | Área de formação: Administração

A princípio, não há relação entre o assunto e a área. Mas e se pensarmos no processo de produção de um chuveiro? No marketing pós-venda de uma marca de chuveiros? Na formação do preço de venda de um chuveiro? Todos eles possuem relação com a área, sendo assim há a possibilidade de formular inúmeros temas para monografia dessa forma.

Monografis oferta87 - Temas para TCC - Dicas de como escolher o melhor tema de TCC

Filtro 02: Elaborar uma pesquisa sobre este assunto é do meu interesse?

Talvez o assunto tenha passado com facilidade pelo “filtro” anterior, mas será que é realmente do seu interesse desenvolver uma pesquisa para resolver alguma questão específica dentro deste assunto?

Você possui motivação para estudar sobre ele?

O assunto é importante para você?

Faça esse tipo de pergunta no filtro 2, se a resposta for não, risque essa ideia.

Filtro 03: Existe conteúdo sobre este assunto?

Muitas vezes o assunto possui forte relação com a sua área de formação e você adoraria fazer um trabalho sobre ele, no entanto não existe conteúdo acessível, “ninguém fala sobre ele”. Nesse caso, tente essas duas estratégias antes de descartar a ideia:

  • Mude os termos de pesquisa: muitas vezes existem termos diferentes para tratar do mesmo assunto. Por exemplo: “aipim”, “mandioca” e “macaxeira”.
  • Procure informações estrangeiras: se mesmo assim não encontrar nada, tente procurar em pesquisas estrangeiras.

Se você ainda não encontrou nada, pense que descartar a ideia pode ser uma ótima opção. Provavelmente você não terá tempo para revirar o mundo atrás de informações para solucionar a questão do seu problema de pesquisa.

Passo 03: A seleção do tema de TCC

A seleção do tema de TCC é a terceira etapa do nosso método para encontrar bons temas de TCC

Chegando aqui, a sua lista já deve ter sofrido algumas baixas ou o tema pode até mesmo já ter sido quase definido.

Faça uma análise e tente pensar em qual assunto mais lhe agradou, qual é mais relevante, o que mais possui conteúdos para o seu embasamento teórico, etc…

Debata também com outra pessoa ou com o seu orientador. Neste estágio é valido pedir opiniões de terceiros, pois aqui as ideias já estarão “na mesa”, você não estará pedindo para os outros darem ideias para você.

Se preferir, anote os pontos fortes e fracos de cada opção e no final tire a conclusão.

Passo 04: A delimitação do tema

A delimitação é o processo de diminuir a amplitude de abordagem do tema. É uma forma de focar em algo bem específico dentro do tema escolhido.

A delimitação do tema da monografia é crucial para diminuir a amplitude da pesquisa

Talvez o seu tema já esteja delimitado, sendo assim não é necessário seguir esta etapa. No entanto muitos acadêmicos criam temas de TCC muito vagos, portanto é necessário realizar um procedimento específico para torná-lo menor.

É bem simples, você deverá pegar a ideia central do tema e fazer algumas perguntas, como por exemplo:

  • IDEIA + do que?
  • IDEIA + onde?
  • IDEIA + como?
  • IDEIA + com quem?

A resposta deve ser incorporada no próprio tema, veja um exemplo prático:

Tema não delimitado: Produtividade no escritório

Tema delimitado: A relação entre a iluminação do ambiente de trabalho e a produtividade dos colaboradores no escritório: um estudo de caso na empresa XXX.

Veja que as perguntas de algumas perguntas acima foram incorporadas no tema:

Produtividade + dos colaboradores (do que/com quem?)

Produtividade + iluminação (como?)

Produtividade + empresa X (onde?)

Veja um passo a passo detalhado sobre a delimitação do tema neste outro artigo.

Veja também

Se você está com o prazo apertando o pescoço, certamente as ideias de temas não virão tão facilmente. O nervosismo e a pressão aplicada pelo orientador podem fazer com que você simplesmente fique dias sem conseguir pensar em nada.

Pensando neste problema, separamos mais duas dicas para lhe ajudar.

A primeira é uma lista cheia de temas prontos que você poderá visualizar, e a segunda é um formulário gerador de temas disponível gratuitamente.

Listas de temas para TCC

Periodicamente, a equipe do blog revira os repositórios institucionais à procura de temas de trabalhos de conclusão de curso que podem servir de inspiração para você.

Nós pegamos os melhores e separamos em listas por áreas de formação ou assuntos em comum, você poderá consultar todas elas clicando aqui.

Ou entre nas listas de temas para TCC na sua área de formação:

Não é recomendável utilizar um tema igual aos listados, pois eles foram desenvolvidos por outros acadêmicos. O ideal é que você utilize apenas para se inspirar.

Gerador de temas para TCC

O Gerador de temas para TCC é uma ferramenta padronizada que consegue sugerir dezenas de temas com base nas respostas inseridas no formulário.

Você pode utilizar este formulário gerador de temas para TCC. São algumas perguntas que você irá responder e de alguma forma ele irá sugerir alguns temas que você poderá utilizar.

Por ser uma ferramenta padronizada, certamente ela não irá servir para todo mundo. Afinal, o TCC é um trabalho com inúmeras variáveis, cada curso com suas particularidades, etc.

Mas se você quiser testá-la, este é o link para acessar.

Conclusão

A escolha do tema é uma etapa de extrema importância no trabalho de conclusão de curso. Uma escolha acertada certamente irá influenciar na sua produtividade, vontade de desenvolver a pesquisa e na obtenção de fontes e citações.

O processo de formulação de uma ideia de tema não deve ser feito às pressas, em cima da hora. Nessa situação é provável que a sua criatividade seja afetada por conta da pressão de ter que tomar uma decisão apressadamente.

A metodologia ensinada neste artigo dividiu esse processo em 4 etapas.

Na primeira etapa se cria uma lista de ideias, em seguida é realizado uma filtragem para eliminar as ideias que não são boas para um tema de TCC. A terceira etapa é a escolha da melhor ideia e na quarta etapa é feita a delimitação do tema, se necessário.

É importante que o assunto escolhido seja do seu gosto/interesse e que você possa se identificar com ele. A relevância do tema na sua área de formação também deverá ser levada em consideração, bem como a disponibilidade de conteúdos relacionados, como artigos, livros, pesquisas, etc.

Conseguindo elaborar uma ideia que se enquadre nestes fatores acima, as chances de você acertar na escolha do tema de TCC são muito altas.

Essas são as 4 etapas recomendadas para a escolha de temas para Monografia e TCC

Ebook Grátis!

Ebook Grátis!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Professor Bruno H. Nindenberg
Professor Bruno H. Nindenberg

Minha missão é te mostrar o caminho para que você consiga desenvolver um TCC do começo ao fim sem travar em nenhuma etapa.

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar de