fbpx
Download Gratuito!

Download Gratuito!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Como Fazer um Pré-projeto TCC em 7 Etapas Rápidas

Como Fazer um Pré-projeto TCC em 7 Etapas Rápidas

O Pré-Projeto TCC também chamado de Projeto de Pesquisa em algumas universidades é um documento que servirá como prévia do TCC. É através dele que o seu orientador irá avaliar se você possui condições de seguir em frente com a pesquisa proposta.

Algumas universidades não exigem esse tipo de documento, já em outras é obrigatório.

Sendo assim, nós preparamos um artigo bem completo sobre este assunto, abordando os seguintes pontos:

  • A importância de um Pré-Projeto TCC / Projeto de Pesquisa
  • A estrutura de um Pré-Projeto TCC
  • Software para desenvolver um Pré-Projeto TCC
  • Como fazer um Pré-Projeto TCC em 7 etapas
  • Modelo de Projeto de Pesquisa (pronto)

Para que serve o Projeto de Pesquisa

Antes que você saia por aí reclamando sobre ter que fazer um trabalho a mais, um Mini-TCC como muitos chamam, saiba as duas principais finalidades do Projeto de Pesquisa:

  • Incentivá-lo a fazer um planejamento bem estruturado e em etapas
  • Avaliar se você tem condições em seguir em frente com a pesquisa

Incentivar o planejamento

O Planejamento é uma etapa fundamental do TCC que muitas vezes é ignorada e certamente custa caro lá na frente.

Imagine que uma pessoa precise viajar do centro de São Paulo à Berlim na Alemanha. Sair de carro sem um rumo, sem definir um trajeto específico, sem conhecer o caminho é uma das piores coisas a se fazer nesse caso.

Ela poderia acabar indo para o lado errado e parar na Argentina, ou chegar em alguma praia e perceber que há um oceano inteiro interrompendo o caminho.

O exemplo acima é bem tosco, mas no TCC é a mesma coisa… Se essa pessoa tivesse tirado um tempinho e pesquisado na internet as melhores rotas para Berlim, certamente perceberia que é necessário ir para o aeroporto e pegar um avião até lá.

Agora imagine que a pessoa percebeu no meio do caminho que estava errada..  Além do tempo perdido, dos custos desnecessários da viagem, ela ainda terá que voltar praticamente para o ponto inicial para recomeçar sua viagem.

Há muitos estudantes que começam o TCC da mesma forma que foi descrita agora a pouco. Sem noção alguma de qual trajeto seguir, tampouco de como seguir.

E a elaboração do Projeto de Pesquisa tem como objetivo “obrigar” a criação de um planejamento para que o aluno enxergue isso e não cometa erros idiotas como por exemplo terminar um capítulo e não saber o que fazer depois ou perceber no meio do caminho que você odeia aquele tema.

Podemos concluir então que o Projeto de pesquisa é como a planta de uma casa.

Até dá para construir sem ela, mas as chances de dar algum imprevisto lá na frente são bem maiores e pode ser necessário ter que quebrar uma parede para consertar por exemplo.

Avaliar condições

Assim como a planta da casa irá servir para que o engenheiro, o arquiteto, a prefeitura e os órgãos fiscais verificarem se a casa tem condições de ser erguida naquele lugar e daquela forma, o projeto de pesquisa serve para que o seu orientador ou supervisor avalie se o trabalho está bem fundamentado, se o trajeto ficou bem definido, e se o objetivo da pesquisa está bem claro.

Se estiver tudo certo, beleza.. você é liberado para começar a elaborar o TCC. Se não, é necessário rever algumas coisas ou na pior das hipóteses, recomeçar do zero.

Como fazer um Pré-Projeto TCC em 7 etapas simples e rápidas

Eu particularmente gosto mais to termo projeto de pesquisa, mas daqui em diante chamaremos apenas de pré-projeto TCC.

Começarei revelando a ferramenta que será utilizada para elaborar o Pré-projeto TCC em poucas horas, em seguida a estrutura que será desenvolvida e finalmente colocaremos a mão na massa realizando o trabalho em 7 etapas.

A ferramenta utilizada

Antes de aprender como fazer um pré-projeto TCC em poucas horas, veja qual é a ferramenta mais apropriada para você utilizar.

Antigamente se fazia tudo isso manualmente, mas hoje em dia o Software Monografis faz 90% do trabalho para você de forma automatizada.

O Monografis irá auxiliar como montar um pré-projeto TCC em poucas horas

Isso pode soar estranho, mas através dele você irá construir um pré-projeto bem elaborado apenas preenchendo e selecionando alguns articuladores.

Leva em torno de 10 a 30 minutos para completar esse processo quando se sabe mexer na ferramenta. Mas como provavelmente você está tendo o primeiro contato com ela, separe em torno de uma a duas horas.

A seguir você verá como o Monografis funciona, mas saiba ainda que além do simulador de pré-projeto, o software é um orientador automatizado que ajuda e ensina a fazer o TCC passo a passo.

Desde a formulação do tema do trabalho até a sua finalização.

Para utilizar o Monografis visite o Site Oficial. A ferramenta funciona pelo navegador e não é necessário instalar nada.

É preciso adquirir uma licença do software. Mas é possível dividir ela com mais duas pessoas, sendo assim o valor fica quase de graça por conta de todos os benefícios que você irá receber.

Dentre eles o treinamento que ensina a elaborar um TCC passo a passo e o e-book TCC em blocos que ensina a forma mais eficaz de escrever uma monografia ou qualquer trabalho científico, entre outros.

A estrutura de um Pré-projeto TCC

O nosso pré-projeto gerado terá a seguinte estrutura:

  • Justificativa
  • Delimitação do tema
  • Formulação do problema
  • Hipótese
  • Objetivo Geral
  • Objetivos Específicos
  • Embasamento teórico
  • Metodologia
  • Estruturação do TCC
  • Cronograma

É isso que a maioria dos orientadores exigem, nada impedirá de adicionar mais elementos caso o seu orientador exija.

Sendo assim, dependendo da sua universidade esta estrutura pode ser igual ou diferente.

Como fazer um Pré-projeto TCC em 7 etapas

Finalmente vamos à parte prática.

Na sua conta do Monografis, vá no menu Simulador de Projeto TCC.

É muito simples de utilizar, você só precisa tomar cuidado com as palavras que irá utilizar e os articuladores. Não deixe de testar variações até que o seu projeto fique perfeito.

Vamos lá então…

Serão 7 etapas:

#1 – Na primeira é elaborada a justificativa e o problema de pesquisa.

#2 – Em seguida é feito a delimitação do tema.

#3 – Na terceira etapa são formados os objetivos geral e específicos.

#4 – Na quarta etapa a definição do título e da metodologia utilizada.

#5 – Utilizamos a ferramenta Gerador de sumário para montar a estrutura do TCC e faremos a edição do cronograma que já está pronto.

#6 – É elaborado o embasamento teórico, se for necessário.

#7 – Revisão final.

Pode parecer bastante coisa, mas até a etapa 5 serão apenas preenchidos formulários. É bem fácil.

Etapa 01: Justificativa e problema de pesquisa

Com o Monografis aberto, vá em Simulador de Projeto TCC. Para iniciar é necessário já ter definido o tema da monografia. Se você ainda não fez isto, veja como escolher um tema para o seu TCC primeiro.

Se preferir, utilize a ferramenta Simulador de ideias do próprio Monografis.

Com o tema já definido, vamos iniciar então…

Verifique se a aba da ferramenta está em Justificativa/Problema conforme a imagem abaixo e siga as instruções:

A primeira etapa do pré-projeto TCC é a justificativa do trabalho

Será preciso apenas selecionar as opções com base no projeto que você pretende elaborar e completar as frases nos campos que estão em branco.

Sendo assim, em A minha teoria é que… selecione a opção que mais se adapta à sua monografia. Em seguida preencha a frase. E faça isso até o final dessa página.

Veja um exemplo:

“A minha teoria é que o transtorno com a demora no atendimento da lanchonete Rica Pancita pode ser resolvido com a aplicação do treinamento especializado em boas práticas de atendimento para os colaboradores. Em contribuição para o seu público-alvo a vantagem de receber um melhor atendimento.

A pesquisa procura estudar de que forma a aplicação do treinamento especializado em boas práticas de atendimento para colaboradores pode contribuir com a demora no atendimento da lanchonete Rica Pancita”.

Perceba que preenchendo esta página a justificativa do seu TCC e o problema de pesquisa estarão feitos. Tente utilizar sempre as palavras que mais se encaixam e avance a página.

Quando completar tudo, clique em PRÓXIMO e vá para a segunda etapa.

Etapa 02: Delimitação do tema de TCC

A segunda etapa do pré-projeto TCC é a delimitação do tema

Novamente irá funcionar da mesma forma que na etapa 01, ou seja, selecionando e preenchendo os textos.

Agora o foco será na delimitação do tema.

Sempre analise bem as palavras que você utiliza, pois elas definirão o sucesso ou fracasso do pré-projeto. Vá testando até ficar perfeito e então clique em PRÓXIMO.

Etapa 03: Objetivos geral e específicos

A terceira etapa da elaboração do projeto de pesquisa é a definição dos objetivos geral e específicos

Nesta etapa serão desenvolvidos 4 objetivos específicos e o objetivo geral.

Etapa 04: Título e metodologia

A quarta etapa do projeto de pesquisa é a definição da metodologia

Essa metodologia não será utilizada no seu trabalho de conclusão de curso, servirá apenas para o pré-projeto. Quando for realizado o TCC, o assistente de blocos do Monografis irá auxiliar sobre como fazer uma metodologia completamente diferente desta.

Na primeira pergunta, provavelmente a sua pesquisa será a JÁ EXISTENTE. Só não será essa se ela for algo inédito que realmente ninguém tenha feito antes, o que é bem raro.

Em seguida você deve selecionar de que forma você irá fazer essa pesquisa, são três opções:

  • Exploratória (se for feito um levantamento bibliográfico)
  • Descritiva (se forem utilizados questionários)
  • Explicativa (descrever fenômenos)

A ferramenta permite escolher apenas uma opção, caso você utilize duas formas, como por exemplo exploratória e descritiva, é necessário acrescentar depois que o pré-projeto for gerado.

No próximo passo é escolhido os procedimentos que serão utilizados na pesquisa, exemplo: pesquisa experimental. As explicações sobre cada um destes estão no campo cinza.

E para finalizar, selecione como será o tratamento da coleta de dados, se é quantitativa, qualitativa ou bibliográfica.

Resultado: veja como ficou o modelo de Pré-projeto TCC feito acima

Com as 4 etapas acima concluídas, basta ir na última aba com o nome de Pré-projeto.

Todo o resultado dos formulários que você completou estarão ali. Veja como ficou o modelo de pré-projeto TCC do exemplo acima elaborado com o software Monografis:

Você está visualizando apenas o conteúdo, mas se clicar em Exportar para o Word lá dentro do Monografis, o programa irá criar um arquivo com a capa, sumário automático e tudo já configurado nas normas ABNT.

Salve o seu pré-projeto e parta para a próxima etapa.

Etapa 05: Estrutura do TCC e Cronograma

Agora iremos utilizar a ferramenta Simulador de Sumário para elaborar a estrutura do TCC.

Para elaborar a estrutura do TCC no projeto de pesquisa é utilizada a ferramenta gerador de sumário

Basicamente é ir respondendo o questionário e depois ver o resultado.

Quando estiver pronto, basta substituir essa estrutura pela que o Monografis gerou no simulador de Pré-Projeto TCC.

Lembrando que dentro do Monografis há todo o treinamento de como utilizar essas ferramentas, portanto não se preocupe se parecer confuso aqui. Lá dentro está tudo explicadinho em videoaulas de 3 minutos em média para você acompanhar passo a passo.

É comum no decorrer do TCC que esta estrutura mude ou receba melhorias. Portanto a estrutura agora é apenas “provisória”.

Já o cronograma, está pronto basta editá-lo.

No menu do Monografis, vá em Meus Materiais > Cronograma do Pré-projeto e TCC.

Faça a edição das tarefas e prazos, tire um print do cronograma e cole no final do seu pré-projeto TCC.

Etapa 06: Embasamento teórico

Agora para finalizar vamos colocar a cereja do bolo no seu pré-projeto TCC. Essa parte não é obrigatória, com todo o conteúdo acima já é possível entregar para o seu orientador e receber o aval para iniciar o TCC.

No entanto, desenvolver um embasamento teórico será importante em três casos.

  • Se a sua universidade verifica plágio no pré-projeto TCC
  • Se o seu orientador exigiu
  • Se o TCC for uma tese

Se você viu os resultados após a etapa 04, percebeu que o Monografis gerou 5 sugestões de capítulos para realizar o seu embasamento teórico, mas no arquivo gerado no Word, o conteúdo está em branco nesta parte.

Isso porque realmente essa parte não é obrigatória. Se você não for fazer, apenas apague o título.

Se você decidir realizar o embasamento teórico siga as orientações do módulo 3 no curso do Monografis.

Etapa 07: Revisão

Agora que todo o seu trabalho está pronto, basta apenas dar uma revisada básica nele. Por exemplo alterar as palavras que ficaram em maiúsculas para minúsculas. Retirar os elementos como (a) (o) (as) (os) onde existir no texto e dar uma melhorada na escrita se for necessário.

Eu costumo também organizar os objetivos específicos em alíneas.

Por fim, atualize o sumário automático para que ele se reconfigure.

O Monografis já configura dentro das Normas ABNT, portanto não é necessário se preocupar muito nessa etapa, é mais por precaução mesmo.

Feita essa revisão, leia mais uma vez o trabalho e então envie para seu orientador avaliar.

Observações

Talvez você tenha ficado um pouco confuso através deste tutorial, é porque fica realmente difícil ensinar passo a passo como realizar um Pré-projeto TCC através de um artigo. A absorção do conteúdo varia de acordo com seu conhecimento técnico.

Mas eu garanto que é bem mais simples que você está imaginando, siga sempre as instruções do Curso do Monografis que não há erro.

Se preferir, faça um teste apenas para gerar um pré-projeto qualquer que na segunda tentativa você já terá pego toda a manha da ferramenta e certamente fará um excelente trabalho.

Dicas para fazer um pré-projeto TCC

Separei algumas dicas e materiais complementares que podem ser úteis na elaboração do seu pré-projeto TCC:

monografis banner 01a - Como Fazer um Pré-projeto TCC em 7 Etapas Rápidas

Ebook Grátis!

Ebook Grátis!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Professor Bruno H. Nindenberg
Professor Bruno H. Nindenberg

Minha missão é te mostrar o caminho para que você consiga desenvolver um TCC do começo ao fim sem travar em nenhuma etapa.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *