fbpx
Download Gratuito!

Download Gratuito!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Norma ABNT NBR 6027 – Sumários

Norma ABNT NBR 6027 – Sumários

Atualizada pela última vez em 2012, a NBR 6027 é a norma que determina como deve ser a criação do sumário em qualquer tipo de documento. Daremos ênfase aos trabalhos acadêmicos.

Para fazer o download da NBR 6027, clique aqui 👈

O que é um sumário?

O sumário é uma lista que contém os títulos do trabalho junto com seus respectivos números de página ou com um link que leva até o mesmo.

No trabalho de conclusão de curso, o uso do sumário é obrigatório. Ele serve para mostrar como o trabalho está estruturado, também para facilitar a busca por títulos específicos.

Monografis oferta87 - Norma ABNT NBR 6027 - Sumários

Localização do sumário

O sumário deverá ser o último item dos elementos pré-textuais do trabalho. Ou seja, se a introdução for o primeiro elemento textual do seu TCC, então o sumário deverá ser inserido antes dela.

A estrutura do sumário

Os indicativos numéricos das seções devem sempre ser alinhados à esquerda, se eles existirem. Os indicativos numéricos são aqueles números que vem antes de um título, exemplos: 1; 1.2.1; 2.3.2; etc.

  • Indicativos numéricos = alinhados à esquerda

Já os títulos e subtítulos devem ser alinhados pela margem do indicativo numérico mais extenso. Na verdade, isto é uma recomendação da ABNT e não uma obrigação.

  • Títulos e subtítulos = alinhados com base no indicativo mais extenso

Ou seja, se o indicativo numérico 1.3.1 for o maior do trabalho, o recomendável é que seja feito um alinhamento com base nele.

Já os números de página devem estar alinhados à direita e podem ser feitos de três formas diferentes, você deverá escolher apenas uma:

  • Número da primeira página: optando por esta forma, deve-se utilizar apenas a página em que o título aparece. Exemplo: 35
  • Página inicialfinal: esta forma considera todo o texto dentro de um título, ou seja, se ele inicia na página 35 e termina na página 37, então deve-se colocar da seguinte forma: 35-37
  • Número das páginas em que se distribui o texto: a NBR 6027 não explica muito bem esta forma, apenas dá um exemplo que parece ser a junção dos dois modos anteriores.

A ABNT ainda sugere que trabalhos em vários idiomas possuam um sumário separado para cada idioma.

Outras regras

De acordo com a NBR 6027, a palavra SUMÁRIO deve ser centralizada e possuir as mesmas características de um título primário, em relação ao tipo de fonte, tamanho e negrito.

A ABNT também sugere que os títulos inseridos dentro do sumário tenham a mesma formatação utilizada nas seções do trabalho. Então se um título é em negrito com letras maiúsculas no trabalho, ele deverá ter essas características também no sumário.

Apenas devem constar elementos textuais e pós-textuais no sumário, isto quer dizer que tudo o que vier antes do sumário não deverá ser inserido nele.

Exemplo de sumário

Conforme as especificações criadas pela ABNT, um sumário para trabalho de conclusão de curso deverá ficar mais ou menos da seguinte maneira:

Sumário Norma ABNT NBR 6027

As Normas ABNT não falam nada sobre os pontilhados do sumário. Então acredito ser algo opcional. Eu recomendo criar o sumário com eles, pois facilitam a leitura.

Alguns orientadores pedem que uma linha em branco seja colocada quando um novo capítulo é citado dentro do sumário. Isso são questões opcionais, mas se ele sugeriu, aconselho obedecer.

Se precisar de ajuda para formatar o seu sumário, é só consultar um dos nossos artigos para o sumário manual ou esse outro para o sumário automático.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027: Informação e documentação — Sumário — Apresentação. Rio de Janeiro: 2012.

Ebook Grátis!

Ebook Grátis!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Professor Bruno H. Nindenberg
Professor Bruno H. Nindenberg

Minha missão é te mostrar o caminho para que você consiga desenvolver um TCC do começo ao fim sem travar em nenhuma etapa.

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar de