fbpx
Download Gratuito!

Download Gratuito!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

TCC em grupo: dicas para potencializar o trabalho em equipe

TCC em grupo: dicas para potencializar o trabalho em equipe

Em alguns cursos, o trabalho de conclusão de curso é realizado em grupo. Normalmente esses trabalhos são maiores e realizados durante vários semestres.

Um dos grandes problemas do TCC em grupo é que muitos não entendem o que é trabalhar em grupo. O resultado é que o trabalho acaba se tornando um desastre.

O que é um trabalho em grupo?

O tcc em grupo é como este monumento, se você tirar alguma parte ele irá se desestruturar e poderá desabar.

Está vendo essa imagem acima? Um TCC em grupo é a mesma coisa. Os integrantes são os pilares, e a parte superior do monumento é o trabalho.

Se algum dos pilares abandonar o monumento, a estrutura inteira poderá ruir. Ou no mínimo os outros pilares terão que aguentar um peso extra, até não suportarem mais.

Então é importante deixar isso claro antes de iniciar um TCC em grupo. Todos os pilares devem estar igualmente focados em sustentar esse monumento. Ou alguma hora ele quebra.

Outro ponto que deve-se dar atenção é a matéria-prima do monumento. Como dito anteriormente, um trabalho de conclusão de curso em grupo é normalmente realizado durante vários semestres. Então a estrutura terá que suportar o tempo. Como fazer isso?

Escolhendo os integrantes ideais !!

O monumento da foto está de pé até hoje porque foi muito bem planejado. Os seus criadores não escolherem pedras aleatórias para esculpi-lo, certo?

Por isso valorize muito a escolha dos integrantes de sua equipe. Analise se eles são os pilares ideais para sustentar o monumento que será erguido daqui pra frente.

Escolhendo os integrantes ideais

Saber escolher os integrantes do TCC é fundamental para desenvolver um trabalho em grupo

A escolha dos integrantes de uma equipe de TCC muitas vezes é realizada de forma aleatória, ou por afinidade pessoal. Mas saiba de uma coisa: não é recomendável fazer isso!

O meu professor sempre dizia: “vocês ficarão irreconhecíveis após o TCC“. E isso é verdade, então se você não quiser perder a amizade de uma pessoa, evite fazer o TCC com ela.

Este é um trabalho que exige muito esforço e dedicação. Brigas irão acontecer. Por isso, tente analisar essas quatro questões na definição de uma equipe:

  • Conhecimentos: esta pessoa possui algum conhecimento básico sobre o tema que será estudado?
  • Habilidades: como esta pessoa poderá ajudar no trabalho?
  • Atitudes: esse integrante trará mais soluções ou mais problemas para a equipe?
  • Competências: essa pessoa é dedicada?

Como você estudou durante anos com essas pessoas, não é difícil analisar as quatro questões acima. Não tenha medo de dizer não para alguém.

A dinâmica de um trabalho de equipe também exige

  • Organização e disciplina: um dependerá do outro no trabalho, prazos terão que ser respeitados. Isto é um trabalho em grupo, ou todos ganham, ou todos perdem.
  • Delegação de atividades: não dá para todos integrantes participarem ativamente de todos os tópicos do trabalho, então será preciso dividir as atividades.
  • Comunicação clara: a equipe precisa se entender e alinhar as mesmas ideias.  Ou seja, “falar a mesma língua”.
  • Responsabilidade e comprometimento: sem esses dois itens o trabalho não evolui
  • Uso adequado das habilidades de cada integrante: imagine um time de futebol. Obviamente que o goleiro não deverá ser escalado no ataque, tampouco o atacante deverá ser escalado no gol. No TCC é a mesma coisa.
  • Confiança para realizar críticas: as críticas construtivas são muito benéficas, então precisa haver essa confiança para a troca de críticas e conselhos entre integrantes da equipe. E quanto antes elas forem feitas, melhor.

Organização interna da equipe

Os objetivos os integrantes do grupo da monografia deverão ter os mesmos objetivos

Uma equipe após definida, precisa se organizar internamente. É preciso definir quem é quem, e quem será o responsável por isso ou aquilo. Basicamente, essas seis coisas devem ser esclarecidas:

Definir o líder

O líder será o integrante com a maior responsabilidade. É o que mais terá trabalho e o que mais será cobrado pelos professores. A função dele é coordenar a equipe.

Ele precisa ter a liberdade para cobrar os outros integrantes, e isso deve ser deixado claro no primeiro dia.

Não pode ser uma pessoa autoritária, e muito menos descomprometida.

Monografis oferta87 - TCC em grupo: dicas para potencializar o trabalho em equipe

Identificar as preferências e habilidades de cada integrante

Um TCC em grupo funcionará como um time de futebol. Cada integrante deve ser “escalado” para poder contribuir com o que tem de melhor. Isso não significa que ele deve só fazer isso, ou só aquilo. Todos devem ajudar todos, mas cada um terá um responsabilidade maior em determinada parte do trabalho.

Atribuir atividades

Seguindo o exemplo acima, em um time de futebol mesmo que o objetivo seja fazer o gol, não dá para mandar todo muito ir pra cima do adversário de uma vez. A jogada precisa ser construída, com passes ou lançamentos. Ou seja, em etapas. E no TCC é a mesma coisa. Cada integrante irá ter uma função (ou várias) para a construção dessa “jogada”.

Determinar prazos

Em um trabalho de conclusão de curso os prazos são muito importantes. O trabalho é dividido por várias etapas e cada etapa possui um prazo para ser concluída.

No entanto, este é o prazo para o professor estar recebendo o trabalho para fazer as correções. O prazo interno de uma equipe deverá ser menor. Um ou dois dias antes do prazo final, todos integrantes já devem ter completado as suas tarefas. E elas analisadas se estão alinhadas com as outras partes do trabalho.

Feedback

Muitas equipes ignoram o feedback interno. E isso é muito ruim, sabe porque? Primeiro que isso demonstra que os integrantes não possuem confiança para “se enfrentar”. E segundo porque muitos erros podem ser corrigidos ou evitados se forem expostos. O feedback precisa ser constante.

Quem vai formatar o TCC?

Alguém precisa ser responsável pela formatação do trabalho. É bom que isso seja definido antes de iniciar o TCC, pois até mesmo nas etapas parciais do trabalho é exigido que tudo esteja dentro das Normas ABNT.

Essa pessoa precisa ter agilidade e conhecer as regras, além de ter uma boa visão (as vezes tem detalhes que passam despercebido, mas o professor descobre 🙂 ). Ela também não poderá ficar com as etapas finais do trabalho, porque vai ser muita pressão para uma pessoa só.

Para facilitar a formatação, é aconselhável que todos os integrantes possuam boas práticas na escrita e configuração de suas partes. Assim fica mais fácil formatar e revisar no final.

A melhor alternativa no entanto, é utilizar o Monografis para fazer o trabalho. Isto porque ele formata sozinho nas Normas ABNT, ou seja, ninguém precisará se preocupar com isso. Além do mais, ele auxilia toda a escrita do trabalho, mostrando passo-a-passo como escrever cada capítulo do TCC.

Para acessar o SITE OFICIAL do Monografis, clique aqui.

Lembrando que o Monografis pode ser utilizado por até três pessoas.

Conclusão

Um TCC em grupo precisa da organização, dedicação e colaboração de seus integrantes para funcionar. Sem isso, nada irá funcionar e as coisas só se tornarão mais difíceis.

Para criar uma boa equipe, é necessário avaliar corretamente os potenciais integrantes. Cada um precisa ser importante no trabalho. Nada de juntar pessoas “só para completar o grupo” ou de escolher apenas amigos.

A dinâmica de um trabalho em equipe exige que os integrantes falem a mesma língua, que haja a divisão de tarefas e que seja possível a troca de conselhos entre os membros.

Já no primeiro dia, tudo precisa ser esclarecido e estar claro para todos os integrantes da equipe. A partir de agora vocês trabalharão juntos pelo mesmo objetivo, e todos dependem de todos.

Com o Monografis o trabalho em grupo se torna muito mais simples, e o TCC em sí acaba se tornando mais agradável e fácil de se fazer.

Compartilhe este artigo com os seus melhores amigos, é só utilizar algum dos botões abaixo 

Ebook Grátis!

Ebook Grátis!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Professor Bruno H. Nindenberg
Professor Bruno H. Nindenberg

Minha missão é te mostrar o caminho para que você consiga desenvolver um TCC do começo ao fim sem travar em nenhuma etapa.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *