fbpx
Download Gratuito!

Download Gratuito!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Detector de plágio para TCC

Detector de plágio para TCC

O trabalho de conclusão de curso está chegando no fim e uma dúvida muito comum está trazendo uma certa ansiedade à você: “será que o meu TCC está livre de plágio?“. Neste artigo você irá ter uma noção disso gratuitamente! Utilizaremos duas ferramentas: o CopySpider e o Plagius.

IMPORTANTE
Você sabia? Utilizando o Monografis é quase impossível que seu trabalho apresente algum problema com plágio. Leia mais sobre isso <<

Detectar plágio pelo CopySpider

Começamos pelo CopySpider não aleatoriamente, mas sim porque ele não possui um limite de palavras nos arquivos analisados. Para fazer o download do programa é necessário criar um cadastro aqui. Não tem segredo, é só se cadastrar e baixar o CopySpider.

Instalar o CopySpider

Após fazer o download do programa, você deverá clicar sobre o instalador dele. Irá aparecer o idioma que deseja instalar, selecione o Português (Brasil):

Idioma Copysider detector de plágio

Talvez ele irá pedir para instalar o Java no seu computador:

Instalar Java para acessar Copysider

É só clicar em Sim e ele irá direcioná-lo para a página de download do Java. Basta escolher a versão para o seu computador e instalar.

Com o Java já instalado, é só continuar a instalação do CopySpider:

Instalação Copysider TCC

É só ir avançando até chegar no final, não tem segredo. Quando terminar, clique em Executar CopySpider.

Utilizando o CopySpider

Insira o seu email cadastrado no campo específico para isso e em seguida clique no botão arquivo. Procure o arquivo do seu TCC (de preferência em PDF) e depois clique em Iniciar para começar a análise.

Vai demorar cerca de 5 minutos se o TCC for grande, então tenha um pouco de paciência.

Após terminar a análise, uma janelinha irá aparecer perguntando se deseja abrir o relatório. Clique em sim. Então você será direcionado a uma página com os resultados:

Resultado Copysider detector de plagio

E aí está o resultado! Nesse arquivo não houve problemas com plágio. Clicando em visualizar ao lado de qualquer um desses links, ele irá mostrar os termos que são idênticos encontrados.

Comparando arquivos

Fazendo o método anterior, o seu arquivo será comparado com outros arquivos disponíveis na internet. Mas também é possível fazer a comparação com arquivos locais.

Será necessário possuir os arquivos a serem comparados no seu computador.

Então vá em Ferramentas > Opções. Em selecione o nível coloque detalhada. E em alterar o modo de pesquisa coloque a opção todos contra todos. E então clique em salvar.

Aí o procedimento será o mesmo, basta adicionar os arquivos e clicar em iniciar.

Monografis oferta87 - Detector de plágio para TCC

Detectar plágio pelo Plágius

A outra ferramenta que iremos utilizar é o Plágius. No entanto em sua versão gratuita, há um limite de 500 palavras por arquivo analisado. Então há duas alternativas para resolver este problema: comprar um licença ou fragmentar o trabalho em arquivos de até 500 palavras.

Instalar o Plágius

Você pode fazer o download gratuitamente do Plágius aqui. Clique no botão download para baixar o programa, não é necessário cadastrar.

Em seguida abra o instalador do Plágius e vá avançando até concluir a instalação:

Instalação Plágius

Utilizando o Plágius

Clique em Adicionar para inserir o arquivo a ser analisado (ou os arquivos). Em seguida executar análise.

detectar plágio com o plágius

Quando terminar a análise, clique em Resultado. Irá abrir uma janela com todos os dados para que você possa analisar:

Suspeite de plágio com o Plágius

Importante: caso você queira comparar arquivos, não esqueça de marcar o campo buscar no computador.

A partir de qual porcentagem é considerado plágio?

O plágio não pode ser definido através de uma porcentagem. Não é recomendável. Por mais que existam programas que detectam plágio, uma revisão manual precisará ser feita para identificar se é ou não uma cópia. Os próprios desenvolvedores dizem isso.

Algumas pessoas indicam que entre 3% a 5% é um valor MÁXIMO. Mas como dito anteriormente, não é recomendável se basear apenas nesse percentual.

No entanto esse valor serve para ligar o sinal de alerta. Revise o seu TCC caso tenha encontrado algo superior a 3% para evitar possíveis problemas.

Nos testes realizados, tanto o CopySpider, quando o Plágius encontraram alguns trechos exatos idênticos, porém nada a ver com o assunto do trabalho. Então isso prova que nem tudo que está embutido nessa porcentagem é uma cópia, e que a revisão manual é fundamental.

Conclusão

O CopySpider e o Plágius são duas ferramentas que podem ser utilizadas de maneira gratuita (ou paga) para verificar se o seu trabalho possui alguma suspeita de plágio.

Você poderá comparar o seu arquivo com sites ou com outros arquivos do computador. Não é necessário ter nenhum conhecimento avançado em informática, é tudo bem simples. Basta clicar em alguns botões e possuir acesso a internet.

A utilização do detector de plágio não descarta uma análise manual. Aliás, o detector de plágio deverá servir como um norte para essa finalidade.

Não existe um percentual que define se o trabalho é uma cópia ou não. Apenas uma análise manual irá definir isso. No entanto valores acima de 3% devem ser verificados.

Finalizando: a verdade é que não é necessário um software para descobrir se você copiou ou não. Você sabe disso sozinho, porque foi você quem fez o trabalho! Se você copiou algo de alguém, é plágio, mesmo que tenha alterado algumas palavras. Por isso, seja sempre o mais original possível.

Ebook Grátis!

Ebook Grátis!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Professor Bruno H. Nindenberg
Professor Bruno H. Nindenberg

Minha missão é te mostrar o caminho para que você consiga desenvolver um TCC do começo ao fim sem travar em nenhuma etapa.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *