Download Gratuito!

Download Gratuito!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

11 dicas para fazer uma apresentação de TCC extraordinária

Vai encarar a banca? então veja essas 11 dicas para fazer uma apresentação de TCC perfeita e encantar a todos. Não apresente a banca sem ler isto antes.

11 dicas para fazer uma apresentação de TCC extraordinária

Enfrentar a banca é uma das partes mais desafiadoras do trabalho de conclusão de curso. Apresentar o TCC para alguns é uma tarefa simples, mas para muitos esse é um momento que causa ansiedade e desespero.

Falar em público é mesmo um desafio capaz de tirar qualquer um de sua zona de conforto. Mas você sabia que não é apenas falar bem em público que fará a sua apresentação de TCC ser fantástica?

É por isso que separamos 11 dicas e um bônus para que você surpreenda todos e faça uma apresentação extraordinária. Não perca!

Atenção especial aos slides

Dicas para fazer os slides de TCC e impressionar a banca

Nos slides deve-se tomar vários cuidados. Não colocar muito texto, é um ponto primordial. Ao invés de textos, utilize tópicos. Os slides servem para guiar o púbico e você através dos principais tópicos da apresentação, então menos é mais.

Se for inserido muito texto, as pessoas começarão a ler o slide e não prestarão atenção na sua fala. E em alguns momentos elas não conseguirão ler todo o slide, e assim ficarão perdidas.

Outra dica é colocar imagens sempre que possível. Mas cuide para não extrapolar. Isso chama a atenção positivamente. As pessoas gostam de imagens, então aproveite-se disso.

Aprenda a fazer Slides Profissionais de forma simples e rápida. Clique aqui e saiba mais!

Poucos detalhes é a terceira recomendação sobre os slides. Quando existem muitos detalhes, a atenção do seu público é desviada. Por isso coloque apenas o necessário.

Cuidado com as cores do tema. As cores possuem relação com a mensagem que você quer dar aos seus espectadores. Tem também a ver com o tema ou assunto do TCC. Por isso estude as cores que serão aplicadas nos slides. E cuide para não escolher cores muito pesadas, elas fazem a apresentação se tornar cansativa. Exemplos: Fundo preto com fonte amarela; fundo amarelo com fonte vermelha. Enfim, tenha um bom gosto.

O tamanho da fonte é outro ponto muito importante. O tamanho de fonte ideal em apresentações é aquele em que as pessoas da última fileira da plateia consigam ler sem forçar a visão.

É claro que em alguns momentos isto pode não ser possível. Mas de qualquer forma faça testes.

Recapitulando as dicas para os slides:

  • Tópicos ao invés de textos
  • Insira imagens
  • Poucos detalhes
  • Escolha cores agradáveis
  • Tamanho da fonte ideal

Agradar os avaliadores

Provavelmente você irá enxergar os avaliadores da sua banca como pessoas do mal querendo destruir o seu TCC, porém não deixe de investir em algo que possa agradá-los e se sentir mais confortáveis.

Os avaliadores de banca adoram receber algum agrado, mesmo que seja o mais simples possível. Você pode fazer isso dando um simples bombom ou alguma lembrancinha relacionada com o seu trabalho de conclusão de curso.

Outra forma é decorar o local da banca com banners ou alguma demonstração real do seu trabalho, isso dará uma impressão de capricho a mais.

Se for fazer isso, não esqueça que tudo deve ser fácil para colocar e retirar, no caso de haver outras apresentações.

Escolha da roupa

As roupas básicas são ótimas para apresentar o TCC na banca. Elas não criam distrações e podem ser usadas em muitas ocasiões.

A roupa é uma questão polêmica, alguns defendem que ela seja especial, outros que não importa muito.

A recomendação aqui é utilizar uma roupa relacionada com o tema do TCC e que ao mesmo tempo seja confortável.

Se for um trabalho de conclusão de curso em grupo, a dica é que todos usem uma roupa igual. Isso irá passar uma mensagem de que a equipe é organizada. Em alguns cursos, isto pode inclusive ser uma exigência do coordenador.

  • Roupa relacionada com o tema
  • Precisa ser confortável
  • Roupa padronizada se for trabalho em grupo

Uma dica extra: se estiver em dúvida, aposte nas roupas básicas. Uma camiseta branca ou preta de algodão e sem estampas, com uma calça jeans ficará show de bola. É inclusive o traje que muitos palestrantes usam, pois elas não criam distrações e evitam esta dúvida do que vestir.

Você pode encontrar roupas básicas de alta qualidade e com um preço especial no Universo Básico.

Autoestima

Tenha autoestima para apresentar o seu TCC e com certeza as pessoas prestarão mais atenção em você.

Você que vai defender o TCC provavelmente não aguenta mais olhar para esse trabalho. Todos sabem que ele foi desgastante e você está cansado, mas só falta mais um pouquinho para tudo estar pronto.

Então demonstre animação. Faça de conta que é um vendedor e quem estiver presente são os seus potenciais clientes. Convença-os de que o seu produto (TCC) é bom.

Agora é a hora de dar aquele gás a mais, não economize suas energias nesse momento.

Tempo de apresentação do TCC

Apresentar o TCC no tempo correto é fundamental para garantir a nota máxima.

Respeitar o tempo de apresentação é fundamental se você não quer ter a apresentação interrompida por extrapolar o limite.

Até existe uma margem de tolerância, mas no geral é preciso seguir essa regra à risca para não perder pontos na avaliação.

A melhor forma de conseguir fazer isso é treinando. Treine a apresentação várias vezes e utilize um cronômetro para descobrir quanto tempo você está levando.

Então analise se é necessário diminuir ou aumentar esse tempo. O ideal é que ele fique bem próximo ao tempo estabelecido pelo seu orientador e existir uma margem para possíveis imprevistos.

Quando é um TCC em grupo, esse treinamento precisa ser levado mais a sério ainda, porque daí não é apenas uma pessoa, mas sim várias. E todas precisam estar em sintonia.

Tome cuidado para não acelerar a fala só para se adequar ao tempo, pois isto passaria uma impressão de nervosismo. Prefira eliminar algum trecho da apresentação nesse caso.

  • Respeitar o tempo
  • Treinar com cronômetro
  • Treinar várias vezes
  • Eliminar algum trecho se necessário
  • Apresentar em sintonia se for em grupo
  • Cuidar para não falar aceleradamente

Treino

Treinar apresentação do TCC diversas vezes é fundamental para evitar erros na banca

No item anterior falamos de treinar o tempo, mas ainda deve-se atentar a mais detalhes. Será utilizado microfone? Será utilizado um passador de slides sem fio ou vai ser no teclado mesmo? Quem vai apresentar o que? Em que ordem?

Enfim, treine qualquer detalhe que possa se tornar algum empecilho na apresentação. Por exemplo se você nunca falou em um microfone, peça para o seu orientador um horário para fazer um treinamento no local da apresentação, com o microfone. Isto vai ser importante para que o seu tom de voz e até mesmo a distância do microfone e a sua boca possam ser ajustados.

Algumas pessoas estranham a voz gravada ou quando é utilizado um microfone, e isso poderá atrapalhar na apresentação do TCC. Portanto treine e se acostume com ele, caso vá ser utilizado.

Falar com naturalidade

Fale com naturalidade na apresentação do seu TCC, ninguém gosta de ouvir robôs falando.

Ninguém quer ver robôs apresentarem o TCC, por isso fale naturalmente na apresentação. Para que isso aconteça, o ideal é que as suas frases não sejam decoradas.

Então evite decorar. Guie-se pelos tópicos dos slides.

Se o seu medo é de esquecer alguma coisa na hora da apresentação, saiba que isso é muito mais fácil de acontecer se você estiver tentando decorar tudo o que será apresentado.

  • Falar naturalmente
  • Não decorar demais os slides.
  • Guiar-se pelos tópicos

Gesticule os braços, sinta-se confortável. Isso passará uma boa impressão à sua plateia.

Olhar para o seu público

Olhe para o seu público na apresentação do TCC

Grande parte dos alunos tem a mania de fazer as apresentações como se só houvesse o professor na sala, ou nesse caso os avaliadores da banca. Eles são importantes, mas é preciso apresentar para todos.

Tente tratar os avaliadores como apenas uma parte do público presente. Os avaliadores não gostam quando recebem a atenção exclusiva do apresentador.

Eles podem se sentir constrangidos por causa disso, e a sua nota com certeza será influenciada.

Seja um exímio palestrante.

  • Olhar para todo o público
  • Evitar focar em apenas alguma pessoa
  • Não olhe para o teto quando for falar

Estudar bem o seu trabalho

Domine o seu trabalho, assim a apresentação do TCC será mais fácil e você estará mais preparado para responder perguntas.

Domine o tema sobre o qual está apresentando, isso é obrigatório. Os avaliadores farão perguntas sobre qualquer parte do seu trabalho. Então prepare-se para respondê-las.

Existem algumas perguntas que são clichês, essas são sua obrigação ter uma resposta pronta. Se você assistiu bancas do semestre passado ou de outros semestres, saberá quais são essas perguntas.

Tente ainda se colocar na posição de avaliador. Pense em quais perguntas você faria se estivesse avaliando o trabalho. E encontre as respostas para elas.

Em trabalhos de conclusão de curso em grupo, é importante destacar também que todos devem estudar bem o trabalho. O avaliador pode solicitar que determinado integrante responda o que ele perguntar.

  • Estudar todo o trabalho
  • Preparar-se para as perguntas
  • Descobrir as perguntas clichês

Postura

A postura conta muito para transmitir uma boa impressão ao público presente. Tente gesticular sempre que possível e jamais coloque a mão no bolso em uma apresentação de TCC.

A postura conta muito para transmitir uma boa impressão ao público presente. Tente gesticular sempre que possível e jamais coloque a mão no bolso em uma apresentação de TCC.

Procure também não ficar em posição de estátua, parecendo um morto falando. Mecha-se e faça contato visual com toda a sua plateia.

  • Utilizar gestos
  • Nunca colocar a mão no bolso
  • Mover-se

Elimine as palavras repetidas

Ninguém merece assistir a apresentação de alguém que repete algumas palavras o tempo todo. Se você tem a mania de utilizar excessivamente algum termo, treine para que isso não aconteça na sua banca.

Uma forma de resolver é procurando sinônimos.

No site sinonimos.com.br é possível encontrar sinônimos de qualquer palavra da língua portuguesa.

Outra maneira talvez seja lendo mais, porém isto seria uma medida para média a longo prazo.

  • Não repetir palavras excessivamente
  • Treinar palavras substitutas
5/5 - (14 votes)
Ebook Grátis!

Ebook Grátis!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.