fbpx
Download Gratuito!

Download Gratuito!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Como se preparar para o TCC em 2021: dicas de planejamento

Como se preparar para o TCC em 2021: dicas de planejamento

Você não conseguirá o seu MBA ou avançar na carreira acadêmica se não terminar sua graduação em primeiro lugar. Para isso, no entanto, é importante saber como se preparar para o TCC em 2021. Isso é especialmente importante para quem está pretendendo iniciar em uma pós, mestrado ou doutorado, já que é comum expandir seu trabalho iniciar nessas áreas.

Hoje em dia, quem tem um diploma de Ensino Superior ganha o dobro do que quem não tem. Portanto, é importante finalizar o curso para ter mais vantagens no mercado de trabalho. No entanto, será difícil fazer isso em 2021. Afinal, a pandemia do novo coronavírus segue em alta, com muitas mortes e complicando todo o ano letivo para todos os níveis da educação nacional.

Quer saber como se adaptar a essa realidade e como se preparar para o TCC em 2021? Então siga a leitura abaixo!

Como se preparar para o TCC em 2021: 5 dicas

1. Prepare-se para horas de videochamadas

A pandemia do novo coronavírus segue em alta. Por mais que as pessoas queiram voltar às aulas, é fato que a pandemia segue quente no Brasil e que ir para uma sala de aula é praticamente um convite para receber o vírus. Portanto, é muito mais provável não conversar pessoalmente do que se encontrar com as pessoas.

Assim, é ideal que você se prepare anteriormente para passar horas em vídeo-chamadas com os orientadores do seu projeto. Dessa forma, você já estará adaptado quando precisar conversar com o orientador da maneira certa, além de se adaptar para a apresentação perante a banca.

2. Limite seu tema para o que pode ser pesquisado à distância

Existem muitos temas para um TCC, vários deles perfeitos para você. No entanto, as condições atuais do novo coronavírus não permitirão que muitos deles sejam feitos. Afinal, existem limitações físicas significativas nesse momento.

Por isso, é importante escolher um tema de TCC que possa ser investigado à distância. Isso permitiria que você pudesse avançar com o seu trabalho sem precisar correr riscos desnecessários ou colocar outra pessoa em perigo.

3. Monte um cronograma para a sua pesquisa e trabalho

Quando seu tema for aprovado e começar a hora da pesquisa, o primeiro passo é montar um cronograma para poder se preparar do jeito certo para fazer a sua apresentação e defender sua tese.

O principal objetivo do cronograma é manter uma linha de controle sobre as datas para finalizar o trabalho. Sabendo disso, será possível determinar quantas palavras faltam escrever, quantas pesquisas fazer e quanto mais trabalhar para poder finalizar o TCC do jeito certo.

Além disso, o cronograma também apresentará a margem de gordura para você corrigir o fluxo de trabalho caso precise. Por exemplo, perdeu alguns dias e não conseguiu trabalhar? Então o cronograma permite calcular o que fazer nos outros dias para compensar tudo.

4. Escolha bem seu orientador

TCC está Complicado? Clique aqui e Receba Orientação Online!

Parte do sucesso de um TCC depende do orientador. Isso porque é comum encontrar orientadores que não estão tão interessados assim em discutir o tema ou estimular o estudante e sim em seguir as regras básicas sobre o assunto.

Portanto, esses orientadores podem negligenciar o trabalho e transformar o estudante em alguém que só sabe repetir o que já existe ou ficar preso em uma fórmula de conteúdo, em vez de estar livre para criar e desenvolver conhecimento da maneira correta.

No entanto, existem orientadores fantásticos, capazes de estimular criativamente e criticamente os seus orientandos, de modo a produzir o melhor conteúdo possível no TCC e até mesmo nos projetos de mestrado e doutorado.

Para poder escolher um bom orientador é importante manter contato com as pessoas que fizeram o seu curso antes de você. Converse com elas e veja os feedbacks. Isso ajudará a entender quais são os professores mais recomendados para você.

5. Passe um tempo entendendo as regras

Por fim, antes de começar a fazer o seu TCC e colocar a sua pesquisa no papel, invista algum tempo lendo as regras da ABNT e o que é esperado do seu trabalho. Poucas pessoas fazem isso, mas esse pequeno investimento de tempo pode poupar muita refação e outros problemas no futuro. Saber como as coisas funcionam desde o básico ajuda a melhorar seu conteúdo e garantir que você esteja no caminho certo desde o início. Ainda que seja comum cometer erros, é importante reduzi-los ao máximo possível.

Pronto! Agora você já sabe como se preparar para o TCC em 2021. Sem dúvidas, a nova realidade afeta bastante a maneira como os trabalhos serão realizados e apresentados para as bancas avaliadoras. Seja como for, será necessário ser capaz de produzir tudo de casa, já que a possibilidade de sair para fazer pesquisas ou análises na rua é bem pequena no momento.

Você já tem algum tema para o seu TCC? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Ebook Grátis!

Ebook Grátis!

Receba GRÁTIS o seu Guia Definitivo que ensina a desenvolver um TCC do início ao fim em 30 dias. Só precisa se inscrever:

Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

TCC Descomplicado
TCC Descomplicado

Minha missão é te mostrar o caminho para que você consiga desenvolver um TCC do começo ao fim sem travar em nenhuma etapa.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Importante: Utilizamos cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes, fazemos isso para melhorar a sua experiência em nosso site.